Expresso Senai: capacitação profissional para comunidades da RMC 23/08/2012 - 16:29

O Expresso Senai é a mais nova unidade móvel da entidade no Paraná e foi inaugurado no dia 22 de agosto. O veículo, um ônibus biarticulado adaptado para funcionar como unidade de educação profissional, foi doado pela Prefeitura de Curitiba ao Senai, que o utilizará para levar cursos de qualificação profissional para comunidades da capital e da Região Metropolitana.

Até outubro, o ônibus ficará estacionado no pátio da Escola Municipal Professora Maria Augusta Jouve, no bairro Boqueirão, em Curitiba, oferecendo cursos gratuitos de capacitação e aperfeiçoamento na área de confecção.
“As ações móveis são fundamentais, pois levam a educação onde a população está. Além de qualificar a mão de obra para a indústria, estamos dando oportunidade de formação para toda a comunidade”, disse o diretor regional do Senai, Marco Secco, ao inaugurar o Expresso Senai.

A secretária de educação de Curitiba, Liliane Casagrande Sabbag, ressaltou a importância da parceria. “Essa é uma excelente oportunidade de qualificação para a comunidade, que só é possível graças a esta parceria com o Senai. Quanto mais perto estamos da comunidade, mais efetivo é o processo de educação”. A diretora da URBS, Rosângela Batistella também participou da inauguração.

Os primeiros cursos ofertados pelo Expresso Senai são voltados para o setor do vestuário. No Paraná, são mais de seis mil indústrias (Têxtil, Vestuário e Couro), a maioria de micro e pequeno porte, que geram, aproximadamente, 93 mil postos de trabalho. O setor é o segundo maior empregador industrial do Estado, respondendo por 14,2% dos empregos do segmento. Esse montante representa 7,5% da massa de trabalhadores atuantes no setor no Brasil.

Apesar das inúmeras oportunidades de trabalho, faltam profissionais qualificados. “Uma iniciativa como esta, que traz a capacitação da mão de obra para a comunidade, é de extrema importância para o setor”, afirmou a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba (Sindivest), Luciana Bechara.

O ônibus faz parte das Ações Móveis, pelas quais a instituição leva qualificação e aperfeiçoamento profissional a locais onde não possui unidade física. Com o Expresso, são nove unidades móveis que atendem todo o Paraná: quatro semirreboques, utilizados para formação nas áreas de panificação, refrigeração, celulose e papel e espaço confinado e trabalho em altura; e quatro vans, para as áreas florestal, eficiência energética, madeira e mobiliário e têxtil e vestuário.

Capacitação – O primeiro curso de qualificação é o de auxiliar de confecção industrial, que faz parte do programa O Caminho da Profissão, do Sesi e do Senai. São 31 alunos: 16 pela manhã e 15 à tarde. Além da qualificação profissional, dada pelo Senai, os alunos recebem formação cidadã, ministrada pelo Sesi, que abrange saúde e segurança no trabalho, relações interpessoais, meio ambiente, ética e cidadania.

Até outubro, 195 pessoas passarão pelos cursos. No período da noite, é ofertado o curso de técnicas em regulagem de máquina de costura industrial. Já aos sábados, são realizadas oficinas de duração de um dia, como montagem e conserto de zíper, execução de barra de calça, barra de lenço, e técnicas de aplicação de bolsos. Ainda há vagas para os cursos nos finais de semana. Os interessados devem procurar a Escola, que fica na Rua Pastor Antonio Polito, 1145.
Denise Aparecida Silveira é uma das alunas do curso de auxiliar de confecção. “Já trabalho numa facção, mas quero aperfeiçoar os processos, principalmente o acabamento. Em dois dias de aula, já notei algumas falhas que costumo cometer e já comecei a fazer da forma correta”, disse.