FNEM e CNI discutem investimentos em mobilidade nas RMs 23/06/2023 - 10:47
Brasília-DF - Em agenda conjunta realizada nesta quarta-feira (21), o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, participou de uma reunião organizada pelo Fórum das Entidades Metropolitanas (FNEM), na Confederação Nacional da Indústria (CNI). O encontro teve como objetivo discutir investimentos em infraestrutura para mobilidade nas regiões metropolitanas do Brasil.
Durante a reunião, a CNI apresentou um estudo detalhado sobre as demandas de investimentos em mobilidade urbana, destacando as características centrais da infraestrutura de transportes e a capacidade entre os diferentes modais nas cidades brasileiras. O estudo contratado pela CNI foi apresentado e repassado aos dirigentes das entidades metropolitanas, fornecendo informações que contribuem para as discussões sobre o tema.
Os representantes dos estados compartilharam as demandas e desafios enfrentados na gestão das regiões metropolitanas.
Gilson Santos, diretor-presidente da Amep e participante da reunião, ressaltou a importância do estreitamento da relação com a CNI, que segundo ele, é uma das principais entidades do Brasil, com uma presença muito efetiva na tomada de decisão do Governo Federal. "A parceria entre o FNEM e a CNI é de extrema relevância para o avanço das pautas relacionadas à mobilidade urbana. Ao unirmos esforços, podemos buscar soluções conjuntas e contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento das regiões metropolitanas do país”, disse.
Mila Corrêa da Costa, presidente do FNEM, enfatizou a importância do debate e da colaboração entre as entidades: "A reunião na CNI fortaleceu nossa visão de que a mobilidade urbana é um desafio complexo, que demanda esforços conjuntos. Estamos comprometidos em avançar nas discussões e buscar soluções que proporcionem qualidade de vida e desenvolvimento às nossas cidades”, explicou Mila.
As agendas do FNEM em Brasília-DF demonstram o compromisso das entidades metropolitanas em promover discussões, compartilhar conhecimentos e buscar parcerias estratégicas para impulsionar a mobilidade urbana no país. Com a participação ativa da CNI, essas iniciativas ganham ainda mais força, abrindo caminho para a implementação de projetos que visam melhorar a infraestrutura nas regiões metropolitanas brasileiras.