Famílias de Pinhais constroem o futuro em suas novas casas 15/10/2012 - 14:34

Um dos maiores sonhos dos brasileiros é conquistar a casa própria e 78 famílias do Jardim Palmital, na cidade de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, comemoram a conquista. Elas moravam em áreas de risco, às margens do rio Atuba, e agora residem em casas construídas através de uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), governo Federal, através da Caixa Econômica, e Prefeitura de Pinhais.

Mesmo a obra sendo executada por uma empresa contratada, a equipe da Cohapar, após a entrega das chaves, ainda permanece no local para um acompanhamento pós-ocupação das residências. Tudo é vistoriado antes da entrega das chaves e as moradias passam pelo crivo da Caixa para se ter a certeza de que estão em condições de receber as famílias.

Além da equipe técnica de obras da Cohapar, a equipe social da Companhia também permanece no local para avaliar a satisfação das famílias após a entrada nas moradias novas e também para promover a integração das pessoas com a nova forma de vida. O serviço social ensina as pessoas a cuidarem das casas e do meio ambiente, uma forma de preservar a natureza para as futuras gerações.

Uma das primeiras a se mudar, Chisleine Halvorcem não conseguiu conter a emoção ao falar da mudança de vida pela qual passou com seu marido e filhos. “Nós vivíamos há nove anos em uma casa de madeira à beira do rio, sempre passando por enchente até que um dia ela caiu. Agora, com essa casa a nossa vida é outra”, afirmou.

Perguntada sobre a qualidade da casa, ela foi enfática. “A casa é muito boa, aqui nós temos conforto e segurança para a nossa família, não temos do que reclamar. Se não fosse por este programa do governo a gente nunca conseguiria comprar uma casa própria”, disse.

O casal Ademir e Márcia Aguiar já começou a investir na nova casa, e pretende continuar com as melhorias. “Nós já fizemos o muro e colocamos azulejo no piso, agora queremos construir uma garagem e ampliar a casa pra ter mais espaço para os nossos filhos”, disse Márcia, enquanto seu marido explicava a diferença entre a antiga e a nova residência.

“O local é melhor, pois nos dá maior segurança e a casa é bem mais bonita, não tivemos nenhum problema dentro ou fora da casa e agora só vamos melhorar ela ainda mais. Nunca imaginamos que teríamos uma casa com essa qualidade, pois onde a gente morava era horrível, sem nenhuma coisa boa”, relatou um sorridente Ademir.

PAC PINHAIS – O município de Pinhais recebeu investimentos do PAC no valor de R$ 40,5 milhões, com contrapartida do governo do Paraná de R$ 10,2 milhões. O programa beneficiará, até sua conclusão, 1.640 famílias com a construção de casas, implantação de infraestrutura e melhorias e regularização fundiária.

A regularização fundiária dos lotes atende 893 famílias dos bairros Vila União, Renato Bonilauri, Tiradentes e Palmital. São 747 residências, em padrão arquitetônico diferenciado, com infraestrutura urbana, como rede de água e esgoto, energia, galerias de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, transporte coletivo e equipamentos urbanos.

Os recursos também estão sendo usados na recuperação ambiental das áreas ocupadas irregularmente às margens do rio Atuba, que terá dois parques lineares, com infraestrutura de lazer em uma área total de 562.379 metros quadrados.

GALERIA DE IMAGENS