Famílias quilombolas da Lapa terão novas moradias 11/05/2018 - 14:57

Quarenta e oito famílias de quilombolas residentes na área rural de Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, assinaram no dia 10 de maio os contratos de construção de suas novas moradias. As unidades vão receber cerca de R$ 1,5 milhões do Programa Nacional de Habitação Rural, em uma parceria do Governo do Paraná com o governo federal e a prefeitura.
De acordo com o superintendente de Programas da Cohapar, Kerwin Kuhlemann, a companhia continua comprometida com a ampliação dos projetos de habitação de interesse social, como a comunidade beneficiada na Lapa.
“Essas famílias são de uma comunidade quilombola e moravam em lugar bem afastado e de difícil acesso, mas nos temos, através da Cohapar, todas as condições de atendê-las, tanto com assistência técnica na construção destas casas, quanto no acompanhamento social, como determinou a governadora Cida Borghetti”, afirma o superintendente.
A participação do Governo do Estado envolve a assessoria técnica da Cohapar, responsável pela elaboração do projeto arquitetônico das moradias. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e a Emater também participam ativamente do processo no acompanhamento social das pessoas atendidas, do cadastro e seleção até a pós-ocupação das casas.
BENEFÍCIOS – Pelo projeto, cada família recebe subsídios de R$ 34,2 mil para a compra do material de construção e pagamento da mão de obra. Com isso, elas arcam apenas com 4% do valor do imóvel, dividido em quatro prestações anuais de R$ 342.
Presente na assinatura, o prefeito da Lapa, Paulo Furiati, agradeceu o apoio do Governo do Paraná que, segundo ele, é essencial para a viabilização de aquisições para o setor. “Nos temos uma deficiência enorme de moradias, são pessoas que vivem em situação precária e agora, com esse programa, terão uma melhora na qualidade de vida com condições dignas de moradia”, disse.
Além das famílias atendidas, o evento também contou com a presença do superintendente de Relações Institucionais da Cohapar, Gastão Bastos, e do gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal da Lapa, Rafael Jumo da Conceição.