Flávio Arns anuncia construção de nova escola em Tijucas do Sul 10/04/2013 - 11:17

O vice-governador e secretário de estado da Educação, Flávio Arns, anunciou no dia 09 de abril, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, a construção de uma nova escola no município. A obra atende reivindicação antiga da comunidade e vai também diminuir a distância entre os estudantes e escola.

O projeto será elaborado pela Superintendência de Desenvolvimento Educacional (SUDE). “O primeiro passo é ter um projeto que atenda às necessidades do município e da comunidade escolar. O projeto detalhará o tamanho e o porte da nova escola”, disse Arns.

Atualmente o município conta com duas escolas da rede estadual que atendem aproximadamente 2.270 alunos. Para o prefeito José Alltair Moreira, com a nova unidade o percurso feito pelos alunos será menor e o município poderá economizar recursos do transporte escolar e investir o dinheiro em outros setores da educação.

“A nossa população está esperando há muito tempo por essa escola. O novo colégio vai resolver o problema do transporte escolar, pois os alunos percorrem um longo caminho até as escolas”, disse.

INFRAESTRUTURA - Flávio Arns visitou duas escolas do município para ouvir diretores, professores, funcionários e alunos as necessidades de cada unidade e anunciou melhorias na infraestrutura das escolas.

O Colégio Estadual da Lagoa vai passar por reformas e reparos emergenciais. A escola receberá R$ 150 mil por meio do programa de Recursos Descentralizados. Este ano a Secretaria vai repassar recursos diretamente para cerca de 500 escolas fazerem obras descentralizadas. O investimento chegará a R$ 70 milhões.

O Colégio Estadual Professor Francisco Camargo vai receber a ampliação de quatro salas de aula para aumentar o número de vagas. Atualmente a escola atende 1.400 alunos do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Essa ampliação vai permitir que a escola aumente o número de vagas e ofereça um espaço com conforto e qualidade para os alunos”, disse o chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Sul, Maurício Ferraz da Costa.

APAE – O secretário visitou ainda Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município. Arns ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela entidade na comunidade e anunciou a ampliação das instalações da instituição.

“É um trabalho bem organizado, que contribui muito para a comunidade atendendo as crianças e jovens do município. Queremos ampliar o espaço, construir uma quadra esportiva e no futuro vamos criar um espaço profissionalizante para os alunos, mas que também poderá ser usado pela comunidade”, afirmou Flávio Arns.