Flávio Arns vistoria obras que vão atender 3,2 mil alunos na RMC 13/09/2013 - 14:53

O vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, vistoriou o início das obras de reforma e adequações do Colégio Estadual Ambrósio Bini e da construção do Centro de Educação Profissional (Ceep), ambas em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.

As duas obras representam um investimento de R$ 12 milhões e vão atender cerca de 3,2 mil estudantes por ano. Além dessas duas obras em andamento, Flávio Arns visitou 11 escolas estaduais do município no dia 12 de setembro.

As obras no colégio Ambrósio Bini são esperadas pela comunidade há mais de 10 anos. Em 2003 a escola teve que ser desativada por problemas estruturais. Agora será feito todo um trabalho de reforço nas fundações da construção, com a colocação de estacas de mais de 17 metros de profundidade para garantir a sustentação do prédio. As estacas vão chegar até a rocha que fica sob a escola. O investimento na obra é de quase R$ 1,8 milhão.

Desde 2003 os alunos que estudavam no Ambrósio Bini foram transferidos para o Colégio Estadual Jaci Prado. “Foi feito um amplo estudo de engenharia e de geologia para saber as condições exatas do terreno do colégio Ambrósio Bini, em função da natureza da região”, afirmou o vice-governador e secretário Flávio Arns.

Arns também ressaltou que será feita toda a recuperação e restauração do prédio, além da construção de uma quadra poliesportiva coberta. O colégio receberá reparos gerais em toda a estrutura, como novas redes elétrica e hidráulica, piso, portas, telhado e azulejos.

“Essa obra é emblemática em Almirante Tamandaré, uma escola há 10 anos desativada. A comunidade está muito feliz com o início dos trabalhos”, afirmou Flávio Arns. Quando estiver recuperado, o colégio poderá atender 2 mil alunos em três turnos escolares.

Ali perto, no bairro Jardim das Oliveiras, o secretário vistoriou o andamento das obras do Centro de Educação Profissional (Ceep) de Almirante Tamandaré. Aproximadamente 55% dos trabalhos já foram executados e as aulas devem começar no primeiro semestre de 2014.

O Ceep terá capacidade para atender 1,2 mil alunos. Estão previstos os cursos técnicos de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho,

Química e Gestão Empresarial. O investimento é de quase R$ 10 milhões, parceria do governo estadual com o Programa Brasil Profissionalizado. Ao terminar os cursos profissionalizantes, os alunos são indicados para estágios em empresas conveniadas com o colégio.

“Aqui haverá muitas oportunidades para jovens e adultos do município. Serão várias alternativas de educação profissional com cursos gratuitos”, destacou o Arns.

TRABALHO CONJUNTO - O secretário da Educação também frisou a importância das visitas às escolas estaduais para ouvir a opinião de diretores, diretoras, professores, funcionários, pais e alunos. “Precisamos estar sintonizados com a escola. O Governo do Paraná quer trabalhar junto, sempre dialogando e buscando soluções conjuntas para construir a união em favor do aluno”, definiu.

Além das escolas, Flávio Arns também conheceu o Centro da Juventude de Almirante Tamandaré, que oferece atividades físicas, esportivas, culturais e cursos de informática gratuitos para jovens de 12 a 18 anos.

O governo estadual construiu o prédio, que foi inaugurado em julho deste ano. O investimento na construção e na compra dos equipamentos foi de R$ 2,5 milhões. A prefeitura de Almirante Tamandaré faz a manutenção e administração do local, que tem capacidade de atendimento de 150 jovens por dia.