Fomento Paraná recebe R$ 4 milhões do BNDES para microcrédito 30/07/2013 - 14:24

A Fomento Paraná recebeu, no dia 29 de julho, repasse de R$ 4 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos são destinados às linhas de microcrédito e vão atender empreendedores informais, micro empreendedores individuais (MEI), micro e pequenos empresários, que dispõe de créditos de até R$ 15 mil, com taxas de juros a partir de 0,55% ao mês.

As linhas de microcrédito podem ser utilizadas para investimentos fixos (obras/reformas, aquisição de móveis, máquinas e equipamentos); para capital de giro (mercadorias para revender e matéria-prima para produzir) e para uma combinação de investimento fixo e capital de giro.

De acordo com o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, o microcrédito está disponível em todo o território paranaense e é um importante instrumento na geração de emprego e renda.

“O objetivo é estimular e apoiar empreendedores normalmente excluídos do sistema tradicional de acesso ao crédito, sejam eles formalmente estabelecidos ou não. Dessa forma o governo consegue movimentar a economia regional e apoiar os pequenos empreendimentos, que são responsáveis por 60% dos empregos”, explica.

No primeiro semestre de 2013 a Fomento Paraná liberou R$ 8,2 milhões em operações de microcrédito. O volume total de recursos aplicados nesta modalidade de crédito na instituição ao fim do semestre somou R$ 25,9 milhões.

Entre os beneficiários desse tipo de recurso estão famílias participantes de programas de desenvolvimento social e economia solidária, como o programa Família Paranaense.

Para ter acesso a esses recursos, os empreendedores podem acessar a rede de agentes de crédito Fomento Paraná, nas agências do trabalhador, prefeituras municipais, cooperativas de crédito, sindicatos patronais, entre outras entidades.

Para saber onde há um agente de crédito mais próximo, consulte a lista de municípios no sitio da Fomento Paraná na internet: www.fomento.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=234