Governador Beto Richa assina convênio da 2ª fase do PAC em Pinhais 26/01/2011 - 16:00

O governador Beto Richa, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, o prefeito de Pinhais, Luiz Goularte Alves e o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Kalache Filho, assinaram convênio no dia 26 de janeiro para a segunda fase das obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) da Habitação no Jardim Jerivá, em Pinhais. O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas o coordenador da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Rui Hara e o diretor técnico da Comec, Sandro Setim.

“Esta é a primeira ordem de serviço que estou assinando como governador”, comentou Beto Richa ao explicar que sua administração vai priorizar as comunidades mais carentes. Nesta parceria entre o Governo Federal, Governo do Paraná e Prefeitura de Pinhais estão sendo investidos R$ 15,8 milhões para infraestrutura e construção de 634 novas moradias para famílias que moram a beira dos rios Palmital e Atuba. O governador lembrou que, no período em que era prefeito, Curitiba foi uma das capitais que mais recebeu recursos para construção de unidades habitacionais. “Agora vamos fazer isso em todo o Paraná, transformando o Estado em um canteiro de obras”.

“Hoje iniciam as obras de aterro e esperamos que, no período de 12 meses, muitas famílias já possam estar morando em suas novas casas”, informou o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche. O superintendente da CEF, Jorge Kalache, observou que é um orgulho de ter a Cohapar e o Governo do Paraná como parceiros pois estas obras do PAC são muito importantes para melhorar a vida das pessoas.

Pelo convênio do PAC, a Prefeitura de Pinhais cedeu o terreno sendo responsável pela relocação das famílias e o prefeito, Luiz Alves, espera que este seja o “primeiro convênio de muitos outros que virão para beneficiar o município”. Para o coordenador da Comec, Rui Hara, esta parceria é muito importante pois vai recuperar uma área degradada e beneficiar famílias que hoje moram em áreas de risco e que sofrem a cada enchente.

PAC

O município de Pinhais está recebendo investimentos do PAC no valor de R$ 40.474.842,20. A contrapartida do governo do Paraná é de R$ 10.219.521,04. O programa, iniciado em 2007, deve beneficiar 1.640 famílias com construção de casas, implantação de infraestrutura e melhorias e regularização fundiária. A regularização fundiária dos lotes vai atender 893 famílias dos bairros Vila União, Renato Bonilauri, Tiradentes e Palmital, que estava atrasada. Serão construídas 747 residências, em padrão arquitetônico diferenciado, e a região vai receber infraestrutura urbana, como rede de água e esgoto, energia, galerias de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, transporte coletivo e equipamentos urbanos. Os recursos também serão usados na recuperação ambiental das áreas hoje ocupadas irregularmente às margens do rio Atuba, que terá dois parques lineares, com infraestrutura de lazer em uma área total de 562.379 metros quadrados.