Governador Ratinho Junior destaca reestruturação da Comec 20/03/2019 - 17:00

Gilson santos, vice prefeita de araucaria, secretario de urbanismo, prefeito de araucaria e governador Ratinho Junior sentados na mesa

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou na manhã desta quarta-feira (20), em Araucária, a Ordem de Serviço para a pavimentação asfáltica de ruas do bairro Capela Velha.

O investimento soma R$ 5,2 milhões e será feito com recursos do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), operacionalizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e pela Fomento Paraná.

Durante a assinatura, Ratinho Junior também afirmou que o Estado trabalha para dar continuidade a obras iniciadas anteriormente, como o Contorno Norte, e prepara um projeto para a PR-423, que liga os municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande, destacando o trabalho da Comec e seu presidente Gilson Santos neste processo. “Estamos transformando a Comec. Nos últimos 20 anos ela deixou de ter a importância de planejar a região metropolitana e acabou virando um órgão de despacho e liberação de loteamentos. Agora o Gilson veio com essa missão de fazer com que a Comec possa novamente pensar e planejar a região metropolitana para o futuro, já que ela vem crescendo muito”, destacou o Governador.

O Presidente da Comec Gilson Santos destacou a importância destas obras para a região, “são projetos estruturantes para a região mas que infelizmente não tiveram a devida atenção. O Contorno Norte por exemplo é de 1978 e ainda não foi finalizado. Mas com certeza, com o apoio do Governador Ratinho Junior, ele finalmente se tornará realidade e trará mais desenvolvimento, agilidade e segurança para os milhões de moradores e transeuntes da região”.

LINHA TUPY - O governador também anunciou que a linha de ônibus que liga o bairro Campina da Lagoa a Curitiba voltará a funcionar nas próximas semanas. O trajeto havia sido desativado em 2017 afetando os cerca de 25 mil moradores do bairro. Hoje, para ir à capital, a população precisa pegar uma condução para o centro de Araucária e só então entrar em outro ônibus para Curitiba.

A reativação da linha faz parte do pacote de investimento de R$ 150 milhões em subsídio e obras para o transporte público de Curitiba e Região Metropolitana anunciado pelo governador em fevereiro deste ano. “Foi um compromisso que fiz com a população daqui, e não poderia deixar de concretizá-lo o mais rápido possível”, disse.

Participaram da solenidade o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná João Ortega, o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson de Jesus dos Santos; o prefeito de Araucária Hissam Hussein Dehaini, a vice-prefeita de Araucária, Hilda Lukalski Seima; a presidente da Câmara dos vereadores do município, Amanda Nassar; e os deputados estaduais Alexandre Curi, delegado Recalcatti e Alexandre Amaro.

Foto: Gabriel Hubner

• arac2