Governador anuncia unificação tarifária do transporte coletivo de Bocaiuva do Sul 20/03/2012 - 16:10

O governador Beto Richa anunciou no dia 20 de março a unificação tarifária do transporte coletivo de Bocaiuva do Sul, região metropolitana de Curitiba, e a passagem passará a custar R$ 2,60. Esta era uma antiga reivindicação da população local, que pagava tarifa diferenciada para se deslocar até Curitiba, sendo R$ 3,10 para ida e R$ 2,60 na volta. A medida passará a valer a partir do dia 02 de abril.

“Trata-se de um ato de justiça pois Bocaiuva do Sul era o único município da rede integrada que tinha tarifa diferenciada”, explicou o governador que esteve no município e também anunciou investimentos para pavimentação asfáltica e inaugurou a biblioteca cidadã. Segundo Beto Richa, esta medida foi possível após muitas reuniões entre a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e Urbs (Urbanização de Curitiba), que chegaram a uma equação que permitisse esta unificação tarifária. “Não medimos esforços para resolver este problema”.

A linha de transporte coletivo B 33 Bocaiuva do Sul percorre uma extensão de 23 km e faz parte do sistema integrado de transportes desde 1997. Porém, desde o início, o acordo previa tarifa diferenciada para ida e volta. Em 2001 a linha se tornou alimentador do Terminal do Maracanã, no município de Colombo. Em 2008 a integração passou a ser através do Terminal do Guaraituba, também em Colombo. Atualmente esta linha transporta cerca de 3 mil passageiros por dia.

“A tarifa diferenciada era um grande problema pois as pessoas procuravam emprego em Curitiba e deixavam de ser contratadas porque os empresários diziam que a passagem era mais cara”, disse Lucimeire Franco, prefeita de Bocaiuva do Sul, ao lembrar que os moradores chegaram a fazer protestos na cidade. “Estivemos várias vezes conversando com o governador para solicitar esta unificação tarifária e hoje agradecemos por ele ter se sensibilizado com o clamor de nossa população”.

“Com esta medida a população de Bocaiuva do Sul terá o mesmo direito dos outros municípios de pagar um valor único na tarifa”, disse Rui Hara, coordenador geral da Comec, ao informar que, dos 14 municípios integrantes da Rede Integrada de Transporte (RIT), Bocaiuva do Sul era a única cidade que tinha tarifa diferenciada.

O diretor de Transporte da Comec, Carlos do Rego Almeida Filho, observou que Bocaiuva do Sul, com cerca de 11 mil habitantes, tem baixo IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) e a diferença tarifária estava prejudicando a população que precisava se dirigir a outros municípios para conseguir colocação profissional.

Assinaram a Resolução 002, que unifica a tarifa de Bocaiuva do Sul: governador Carlos Alberto Richa, secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestre, coordenador da Comec, Rui Hara, diretor de transportes da Comec, Carlos do Rego Almeida Filho, prefeita de Bocaiuva do Sul, Lucimeri Franco, presidente da Urbs, Marcos Isfer, deputado estadual Alexandre Khury e o deputado estadual Cleiton Kielse.

OUTRAS MEDIDAS

Richa também anunciou outras medidas para o município. Na área de infraestrutura, o governador repassou R$ 253 mil para obras de recape asfáltico e assinou o edital de pavimentação de outras vias no município, com financiamento de R$ 886 mil da secretaria estadual do Desenvolvimento Urbano.

“As desigualdades nos indicadores de desenvolvimento urbano dos municípios da Região Metropolitana, como Bocaiúva do Sul, constituem um dos graves problemas a serem priorizados pelo governo e pelas prefeituras locais, com planejamento e parcerias”, afirmou o governador.

Richa também inaugurou a Biblioteca Cidadã Professora Ana Narozny. A obra custou R$ 312 mil e foi totalmente financiada pelo governo estadual. O governador também entregou um veículo para o Conselho Tutelar, no valor de R$ 23 mil.

De acordo com a prefeita de Bocaiúva do Sul, Lucimere de Fátima Santos Franco, o município ficou quase 20 anos sem receber investimentos do governo estadual. “Para Bocaiúva do Sul o anúncio destes recursos representa um momento histórico. Todo o investimento vai contribuir para o desenvolvimento dos onze mil habitantes”, declarou.

BIBLIOTECA CIDADÃ

Em 2011, foram inauguradas 65 Bibliotecas Cidadãs em diferentes regiões do Estado, totalizando 267 unidades. Em 2012 serão inauguradas mais 34 novas unidades até junho.

As Bibliotecas Cidadãs oferecem um espaço cultural de democratização do conhecimento, tanto por meio do acervo de 2 mil livros quanto pela possibilidade de inclusão digital, já que abrigam telecentros.

O governo constrói a sede, em terreno da prefeitura, e entrega os equipamentos necessários para o funcionamento da unidade. Técnicos da Biblioteca Pública do Paraná se responsabilizam pelo treinamento de pessoal.