Governador assina Decreto que oficializa valor do subsídio destinado ao Transporte Coletivo de Curitiba 09/05/2019 - 13:50

foto da entrega

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou na manhã desta quinta-feira (09), o decreto de suplementação orçamentária para oficializar o valor do subsídio destinado ao Transporte Coletivo da capital, buscando manter o valor da tarifa abaixo da Tarifa Técnica.

De acordo com o decreto, o Governo do Estado irá destinar R$ 40 milhões ao Transporte Coletivo, enquanto a Prefeitura contribuirá com outros R$ 50 milhões, totalizando assim R$ 90 milhões em subsídio. Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos: “O valor possibilitará a manutenção da tarifa social do transporte em R$ 4,50, abaixo da Tarifa Técnica apontada pela URBS, em janeiro de 2019, de R$4,79”, destacou.

Ratinho Junior destacou a importância da medida para as pessoas mais carentes: “cerca de 65% dos empregadores pagam aos seus funcionários as passagens de ônibus. Porém os outros 35% muitas vezes precisam tirar o valor do próprio bolso, o que no final do mês tem um impacto enorme na vida dessas pessoas. O subsídio é uma maneira do Estado diminuir este impacto, trazendo mais qualidade de vida pra estes usuários”.

Além da modicidade tarifária (tarifa social em patamar inferior à tarifa técnica), foram anunciadas medidas que buscam priorizar o transporte coletivo e promover melhorias no sistema:

Faixas Exclusivas

Seis novas faixas exclusivas para ônibus localizadas em ruas da capital deverão ser implementadas:

- Rua João Negrão, entre André de Barros e Alm. Gonçalves;
- Rua Emiliano Perneta, entre Dr. Muricy e Visconde de Nacar;
- Rua Mal. Deodoro, entre Ubaldino e Praça das Nações;
- Rua Imaculada Conceição, entre Estação-tubo PUC e Linha Verde;
- Rua Amintas de Barros, entre General Carneiro e Ubaldino do Amaral.

A implementação das faixas pela Prefeitura de Curitiba, já em andamento, tem a programação de conclusão ainda durante o período tarifário de 2019, que vai até janeiro de 2020.

Atendimento ao Tupy

Bastante reivindicada pela população, a retomada da ligação da Vila Tupy, em Araucária, com o terminal Pinheirinho, em Curitiba também foi anunciada.
A linha havia sido desativada em 2017, afetando os mais de 20 mil moradores da região do Campina da Barra em Araucária.

Integração Pinhais – Centenário

Outra demanda, aguardada há muitos anos, é a integração do terminal Pinhais com o terminal do Centenário, no Cajuru.

Para Gilson Santos, “São melhorias que trarão mais agilidade e economia para o sistema, além de oferecerem mais conforto para a população”.

Foto: Maurílio Cheli

• sibsidio