Governador autoriza compra de 60 ambulâncias do Siate 26/12/2012 - 13:59

O governador Beto Richa autorizou a compra de mais 60 ambulâncias para renovar a frota do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). O valor do investimento é de R$ 7,5 milhões. Cada ambulância, equipada com todos os equipamentos necessários, vai custar R$ 125 mil.

As ambulâncias do Siate e do Corpo de Bombeiros atendem 47 municípios paranaenses. A entrega das novas ambulâncias está prevista para o primeiro semestre. Além das 60 autorizadas nesta semana, mais 20 estão em processo de aquisição, o que possibilitará a renovação de toda a frota, que atualmente conta com 78 ambulâncias.

De acordo com o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, as novas ambulâncias darão suporte a mais uma etapa de implantação da Rede de Urgência e Emergência. A medida faz parte das ações do programa Saúde para todo Paraná, que vai adquirir 300 ambulâncias até o final de 2013. Somente neste ano, 63 ambulâncias de suporte básico foram entregues aos municípios.

Com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Siate é responsável pelos procedimentos pré-hospitalares. O serviço presta atendimento às vítimas de traumas em vários níveis, desde acidentes domésticos ou em ambiente público a ferimentos por armas.