Governador autoriza escola reivindicada há mais de 30 anos por Tijucas do Sul 17/04/2013 - 16:10

O governador Beto Richa anunciou no dia 17 de abril a construção de um novo colégio estadual no município de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A unidade, que ofertará ensino fundamental e médio, fica na comunidade Campo Alto, a 30 quilômetros do centro da cidade.

A obra era aguardada há mais de 30 anos pelos moradores da localidade, cujos filhos precisam de uma hora e meia para chegar à escola mais próxima. "Atendemos a este anseio das famílias de Tijucas do Sul. O novo colégio dará tranquilidade aos pais e um estudo digno para esses jovens", afirmou o governador Beto Richa, que repassou recursos para outras duas escolas, entregou obras de pavimentação e equipamentos das áreas da saúde e segurança pública para o município.

O prefeito José Altair Moreira disse que o colégio de Campo Alto era um sonho da comunidade. “Hoje as nossas crianças têm de sair de casa às cinco e meia da manhã para chegar a tempo na escola. Com o novo colégio que o governador Beto Richa anunciou aqui hoje, isso vai acabar", afirmou o prefeito.

A secretária da Educação de Tijucas do Sul, Evanilde Maoski Velaski, disse que ficou emocionada com a notícia e fez questão de agradecer ao governador. “Depois de tantos anos de reivindicação, conseguimos esta nova escola", afirmou ela. “O desempenho escolar dos alunos será melhor, uma vez que não chegarão cansados no colégio”, disse a secretária.

Além do novo colégio, Beto Richa deu aos moradores a notícia de que o Estado vai reformar o Colégio da Lagoa, e o Colégio Francisco Manoel de Lima de Camargo, além de reforma, ganhará novas salas de aula, ampliando o atendimento. Ambos ofertam ensino fundamental e médio. "É uma revolução na história da educação de Tijucas do Sul", disse a secretária.

Outra melhoria para a educação municipal foi o anúncio da compra, pelo governo, de um espaço administrado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), onde ficará instalado o colégio estadual Francisco da Rocha. Atualmente, o colégio divide espaço no mesmo prédio com a escola municipal Camargo Sobrinho.

"Tijucas do Sul nunca vai esquecer o sobrenome Richa, que tanto nos ajudou no passado e agora, com o Beto, está mais uma vez nos ajudando de forma decisiva", reforçou o prefeito.

DESENVOLVIMENTO URBANO - As obras de pavimentação entregues por Beto Richa foram executadas em três ruas na Vila Cubas. O investimento foi de R$ 1,3 milhão. “O asfalto foi entregue antes do prazo, melhorou a qualidade de vida e a rotina dos moradores. A poeira acabou, os pedestres têm uma calçada para transitar e que atende as normas de acessibilidade”, disse o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior.

O governador liberou outros R$ 1,9 milhão, em recursos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, para o município realizar novas pavimentações e comprar equipamentos. Além disso, Beto Richa autorizou a licitação para o calçamento em pedra irregular (paralelepípedos) de quatro vias urbanas. Serão pavimentados 3,8 quilômetros. O investimento é de R$ 270 mil, dos quais R$ 162 mil do Estado e R$ 108 mil como contrapartida da prefeitura.

RODOVIA - Richa salientou que dará atenção especial à segurança na PR-281 e autorizou a elaboração de um projeto para a construção de 20 quilômetros de acostamento da rodovia.

Hoje a estrada tem apenas vias únicas e é considerada um dos trechos mais perigosos da região, pelo grande fluxo de veículos. Os moradores tem dificuldades, pois a maioria se desloca a pé, ou de bicicleta pela via.

SAÚDE E SEGURANÇA - O governador fez a entrega de vários equipamentos para a área da saúde: uma ambulância, um aparelho de Raio-X para o hospital da cidade, três camas elétricas e um aparelho de ultrassom. Também foi anunciado investimento de R$ 285 mil para construção de casas rurais. "Tijucas do Sul vive um momento importante. Com a ajuda do governador, muita coisa boa está acontecendo para nosso município", afirmou o prefeito.

O governador também inaugurou o 6º Pelotão da Polícia Militar em Tijucas do Sul, que irá reforçar a segurança pública do município. O contingente policial aumentou de 12 para 18 homens. Richa entregou uma nova viatura.

"É mais mobilidade e mais força para a PM daqui. Tijucas tem se destacado como um município que merece esta atenção. Nossa intenção é reforçar ainda mais a segurança aqui", ressaltou o comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk.