Governador autoriza mais R$ 46,6 milhões para investimento em 25 municípios 15/07/2015 - 17:29

Mais R$ 46,6 milhões serão investidos em 25 municípios paranaenses, de diversas regiões do Paraná. Os recursos são financiados pelo Governo do Estado e aplicados em melhorias urbanas, principalmente pavimentação e recape, e em compra de veículos e equipamentos rodoviários para as prefeituras.

No dia 15 de julho, em encontro com os prefeitos no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador Beto Richa assinou autorizações para licitação e homologou licitações já concluídas em 21 cidades. O investimento soma R$ 41,2 milhões. As prefeituras de Alto Piquiri, Mandaguaçu, Mariluz e Matinhos assinaram com a Fomento Paraná novos contratos de financiamento, no valor total de R$ 5,4 milhões.

“A liberação de financiamentos para os municípios se tornou uma rotina em nosso governo. Temos feito constantemente, ao longo deste ano, repasses de recursos e liberação de convênios, entrega de ônibus para o transporte escolar e ambulâncias para a saúde, além de outros investimentos”, disse Richa na solenidade, com a presença da a vice-governadora Cida Borghetti. “Enquanto vemos, no plano nacional, um corte brutal de recursos do governo federal, no Paraná ampliamos os investimentos nas áreas essenciais para a nossa população”, disse.

O governador citou as medidas de ajuste fiscal tomadas pelo governo estadual desde o fim do ano passado, que permitem retomar a capacidade de investimento do Estado e possibilitam as parcerias com os municípios. “Mais uma vez, estreitamos as boas relações com os 399 municípios de nosso Estado. Fruto do diálogo, do entendimento e do compromisso que temos em fazer uma política que beneficie a população paranaense”, destacou.

ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS – De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, foram liberados mais de R$ 240 milhões para os municípios no primeiro semestre de 2015. “Temos trabalhado muito para atender as prefeituras do Paraná, principalmente neste momento de crise nacional”, disse ele. “As cidade têm recebido novas empresas e crescido muito em termos de população, e nós temos que acompanhar esse crescimento investindo em obras”, afirmou.

Ratinho destacou que as linhas de financiamento destinadas aos municípios preenchem a lacuna do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foi contingenciado pelo governo federal. “Estamos atendendo muitos municípios que tinham projetos do PAC, que devido à crise não recebem mais investimentos. Muitos prefeitos vêm nos procurar e a proposta do Governo do Estado é de não deixá-los desassistidos”, complementou.

INVESTIMENTOS – A linha é do Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM), administrada pela Fomento Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e o Paranacidade. Nos últimos quatro anos, a Fomento Paraná firmou contratos de financiamento com os municípios que somam mais de R$ 727 milhões e a perspectiva da instituição é chegar a R$ 1,2 bilhão até 2018.

“Financiar os municípios é uma política pública importante para garantir que as prefeituras definam os próprios projetos, de acordo com a necessidade da população”, afirmou o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa.

De acordo com ele, quem sai ganhando é a população dos municípios. “Obras giram a economia local, proporcionam geração de empregos, que aumentam a arrecadação de novos impostos, para o estado e para os municípios. Cria-se um círculo virtuoso, que tem efeito direto na melhoria da qualidade de vida do cidadão”, disse.

MELHORIAS - Em Rio Negro, os recursos superiores a R$ 1,3 milhão também serão aplicados em obras de pavimentação. “É um grande apoio do Governo do Estado, que possibilita que os municípios tenham recursos para realizar melhorias urbanas e obras de infraestrutura que são muito importantes para o desenvolvimento de nossas cidades”, afirmou o prefeito Milton Paizani.

LICITAÇÕES E HOMOLOGAÇÕES NA RMC

ALMIRANTE TAMANDARE (RMC)

Licitação - R$ 2,50 milhões - SFM

Pavimentação urbana, galerias, calçadas, meio fio, com paisagismo e urbanismo, sinalização e drenagem em trechos de sete ruas