Governador autoriza obras de infraestrutura no bairro Novo Guarituba 04/11/2016 - 17:30

O governador Beto Richa e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, assinaram no dia 03 de novembro ordem de serviço para obras de infraestrutura no bairro Novo Guarituba, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Serão executados serviços de terraplanagem, pavimentação, calçadas, galerias de águas pluviais e sinalização com investimentos de R$ 21,3 milhões.

O bairro Novo Guarituba terá, ao final do projeto, investimentos de R$ 108 milhões para o resgate social de mais de oito mil famílias. Estão previstas a construção de moradias, obras de infraestrutura e regularização fundiária. O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma parceria do Governo do Paraná com o governo federal e a Prefeitura. Os recursos são do PAC e incluem contrapartida do governo estadual de quase R$ 25 milhões.

Para Richa, as obras trarão muitos benefícios às famílias que vivem na região do Guarituba, a mais populosa de Piraquara, com cerca de 40 mil moradores. “Elasvão trazer o bem-estar às pessoas que vivem na região que mais cresce de Piraquara”, disse o governador.

Richa ressaltou a parceria do Governo do Estado com o município para garantir importantes recursos para a cidade. Ele citou a duplicação da rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415), que liga os municípios de Pinhais e Piraquara a Curitiba. “A duplicação é aguardada há muitos anos pela população dessa importante região. No ano que vem, vamos inaugurar dessa grandiosa obra”, afirmou ele.

MUDAR A REALIDADE – Para o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, as obras vão mudar a realidade do Guarituba, uma das regiões mais carentes da cidade. “Em muitos lugares ainda encontramos esgoto a céu aberto. As galerias que temos são insuficientes e quando chove, as pessoas ficam com água até os joelhos”, contou Tesserolli. “Com este projeto, vamos fazer toda a drenagem, infraestrutura e saneamento. Vamos transformar a vida dessas pessoas”, salientou.

Ele também destacou a parceria com o Governo do Estado em outros projetos do município. “Piraquara tem hoje o maior programa de pavimentação de sua história e devemos isso aos nossos parceiros. O Governo do Estado tem sido um aliado forte”, disse o prefeito.

A presidente da Associação de Moradores do Novo Guarituba, Maria Joana Trachinski, afirmou que o projeto trará mais qualidade de vida às famílias do bairro. “Para nós é um avanço de anos. Quando o bairro surgiu, em meados dos anos 1990, só tinha lama aqui, nós não vivíamos com dignidade”, lembrou a moradora. “Agora teremos mais estrutura”, disse.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – Na parte de regularização fundiária, cerca de cinco mil famílias podem participar do programa e obter a documentação definitiva dos imóveis. A regularização do imóvel é uma garantia legal que torna a pessoa proprietária do imóvel onde vive. Com este documento, é possível fazer financiamentos que podem ser usados inclusive na melhoria das casas.

O presidente da Cohapar destacou que Piraquara é um dos municípios prioritários no maior programa de regularização fundiária da história do Estado. “Sabemos que Piraquara precisa colocar os títulos nas mãos das pessoas que estão ocupando os imóveis não regulamentados, é uma questão de justiça social”, declarou Lupion. “O governo federal vai lançar um crédito para regularização fundiária e nós vamos priorizar Piraquara nesse processo”, afirmou ele.

De acordo com Lupion, também está prevista a construção de um novo conjunto habitacional na região, com 96 apartamentos e 14 residências. Em todo o município, desde 2011, 1.139 famílias receberam as chaves da casa própria. Foram investidos R$ 50 milhões dos governos estadual, federal e municipal.

O prefeito Tesserolli salientou que a regularização fundiária é uma necessidade antiga da região. “O Guarituba é um bairro muito grande, que se construiu em cima de uma ocupação irregular, as pessoas foram entrando e trazendo as famílias”, explicou. “Hoje, em conjunto com os governos estadual e federal, procuramos possibilitar que as famílias possam dar mais conforto a seus filhos”, disse.

ÁREAS DE RISCO – Já foram entregues 694 moradias para famílias do Guarituba. Entre os projetos habitacionais está o Residencial Madre Tereza de Calcutá, onde hoje moram famílias que viviam em áreas de risco, na beira do Rio Iraí e do Canal Extravasor, que eram sujeitas a alagamentos.

Depois da retirada das famílias destes locais, as áreas desocupadas passam por ações de revitalização ambiental e serão transformadas em parques. Já estão em execução as obras do Parque Acará. Na sequência, serão construídos outros dois, o Parque Mandi e o Parque Linear.

LOCAIS ATENDIDOS – Terão obras de infraestrutura as seguintes vias: Rua São José, Rua das Hortênsias, Rua das Rosas, Rua das Camélias, Rua da Tulipas, Rua Eva Conceição dos Santos, Rua do Jatobá, Rua Terezinha Aves Gaspar, Rua Luiz Carlos A. Guimarães, Rua Lourival Moreira Santos, Rua Otávio Ignácio da Silva, Rua Joaquim Maria de Souza, Rua Sebastião Leonel, Rua Victória Régia, Rua dos Abacateiros, Rua dos Jasmins, Rua dos Lírios, Rua Esthel da Silva Dovhepoly, Rua João Dovhepoly, Rua Anália Martins da Silva, Rua São João, Rua Júlia Xavier Martins, Rua Pedro Francisco Ramos, Rua São João Batista, Rua Eleonir da Silva Dovhepoly, Rua Francisco de Assis Ricardo, Rua São Joaquina Maria de Souza 1B, Rua São Joaquina Maria de Souza 2B.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel; o coordenador geral da Comec, Caco Almeida; o presidente da Câmara de Piraquara, Josimar Froes; e o deputado federal Luciano Ducci.