Governador autoriza obras de limpeza de rios na região de Curitiba 20/09/2012 - 16:09

O governador Beto Richa autorizou, no dia 19 de setembro, a abertura de licitação para contratar uma empresa que fará a limpeza e desassoreamento dos rios Iguaçu, Belém, Ribeirão dos Padilhas, Ponta Grossa e Canal da Vila Audi. Os trechos ficam nos municípios de Curitiba e Fazenda Rio Grande.

“Esta é a segunda ação do gênero que estamos promovendo neste ano na Região Metropolitana de Curitiba. Além da preocupação com a proteção dos rios, o trabalho tem como objetivo a melhora no escoamento das águas para evitar enchentes e alagamentos”, afirmou Richa. O valor do serviço está estipulado em R$ 2,7 milhões e será executado sob a coordenação do Instituto das Águas do Paraná (ÁguasParaná).

No início de 2012 canais dos municípios de Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais e Almirante Tamandaré passaram por obras de limpeza e retirada de solos acumulados. Aproximadamente 43 quilômetros nos rios Iguaçu, Atuba, Belém, Barigui e Pequeno, além do Ribeirão dos Padilhas e dos Canais Intercavas e Paralelo sofreram intervenções. O governo estadual aplicou neste serviço R$ 6 milhões.

Os locais de trabalho estão sendo definidos a partir de discussões com as prefeituras e de estudos sobre áreas de assoreamento. O material retirado passa por um processo de separação de resíduos, que são encaminhados para aterros sanitários. Somente no Rio Iguaçu cerca de 100 caminhões de resíduos chegaram a ser retirados por dia.

Na operação já realizada neste ano foram retirados lixo doméstico, móveis, brinquedos, peças de vestuário, aparelhos e utensílios domésticos, resíduos de construção civil, pneus, carcaças de veículos e cadáveres de animais.