Governador autoriza obras viárias em Tijucas do Sul e Almirante Tamandaré 17/03/2009 - 10:00

Durante a Escola de Governo desta terça-feira (17), o governador Roberto Requião, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, e a diretora presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Letizia Fiala, autorizaram o início de obras de pavimentação de vias públicas nos municípios de Almirante Tamandaré e Tijucas do Sul, ambos da Região Metropolitana de Curitiba, no valor de R$ 9,5 milhões.

As obras fazem parte do Programa de Integração do Transporte – PIT, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Comec. Para o secretário Forte Netto, estas obras dão seqüência à política de integração metropolitana que o Governo do Estado está implementando nos municípios do entorno da capital. “O Governo Requião está dotando a Grande Curitiba de equipamentos que atendam às necessidades de transporte dos moradores e que também atraiam mais investimentos públicos e privados para a região”, disse.

Almirante Tamandaré – A obra de revitalização da Rua Antônio Johnson, em Almirante Tamandaré, no valor de R$ 7,8 milhões, terá extensão de três quilômetros, ligando o centro da cidade até o Bairro Cachoeira. Outro trecho de três quilômetros, do limite de Almirante Tamandaré/Curitiba até o Bairro Cachoeira (ruas Francisco Krüger e Antonio Johnson), foi inaugurado pelo governador Roberto Requião em março do ano passado.
As duas ruas fazem a ligação com a Avenida Anita Garibaldi, em Curitiba.

A obra terá prazo de execução de um ano e meio e receberá as seguintes intervenções: drenagem e pavimentação, relocação e ampliação da iluminação pública, construção de galeria de águas pluviais, implantação de calçadas para pedestres e ciclistas, sinalização horizontal e vertical. A faixa da rua passará de seis para 11 metros de largura.

“Esta obra dá continuidade ao excelente trabalho que o governador tem realizado em Almirante Tamandaré, construindo uma via estrutural e muito importante para a região do Bairro Cachoeira onde fica o terminal e ainda servirá de acesso ao Parque Aníbal Khury atendendo um dos principais pontos turísticos do município”, destaca o prefeito de Almirante Tamandaré, Vilson Goinski.

Tijucas do Sul – No município de Tijucas do Sul será pavimentada a Rua Izaura Pavaglio Rocha (antiga estrada para Joinville), numa extensão de 5,1 quilômetros (1,6 quilômetro em São José dos Pinhais e 3,5 quilômetros em Tijucas do Sul). O investimento é de R$ 1,8 milhão, com prazo de execução de seis meses. A obra beneficiará o transporte estudantil e intermunicipal.

“A pavimentação da Rua Izaura Pavaglio Rocha também vai facilitar o acesso da comunidade e dos visitantes ao município, se tornando um chamariz para os turistas, vindo ao encontro do desenvolvimento turístico que queremos implantar na região que já conta com alguns empreendimentos do setor”, afirma o prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira.

Também estiveram presentes na solenidade de assinaturas das ordens de serviço a vice prefeita de Almirante Tamandaré, Dete Pavoni, o vice –prefeito de São José dos Pinhais, Jairo Melo, e o deputado estadual representante da região, Edson Strapasson.

PIT – Estas obras fazem parte do Programa de Integração do Transporte - PIT, que está sendo realizado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedu, e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec, onde estão previstos investimentos da ordem de R$ 124,5 milhões.

Este corredor metropolitano formado pela construção de terminais de passageiros e pavimentação de vias urbanas está interligando os municípios que estão ao redor da capital e tem o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, em que a maioria das linhas de ônibus passa por Curitiba, e de estabelecer também um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades sócio-econômicas.

Para tanto, estão sendo realizadas obras nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul. Todas estas obras de infra-estrutura viária vão garantir melhoria da qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo possibilitando o deslocamento interregional evitando o congestionamento das vias centrais.