Governador autoriza reforma e ampliação do terminal de ônibus do Cabral em Curitiba 01/09/2009 - 12:10
O governador Roberto Requião assinou nesta terça-feira (1/9), na Escola de Governo, ordem de serviço, e o respectivo contrato, para o início imediato das obras de reforma e ampliação do Terminal de Transporte Coletivo do Cabral, em Curitiba. No valor de R$ 3,65 milhões, as obras devem ser realizadas em 210 dias e serão executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).
Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, o investimento do Governo do Estado na reforma e ampliação do Terminal do Cabral é resultado de acordo firmado entre a Comec e a Urbanização de Curitiba (Urbs), operadora do transporte coletivo integrado na Grande Curitiba, que estabeleceu, no fim do ano passado, a integração do Terminal do Guaraituba, construído pelo Estado em Colombo, ao sistema.
Também assinaram a ordem de serviço e o contrato de execução das obras o secretário Forte Netto, a diretora-presidente e o coordenador da Comec, respectivamente Maria Letízia Fiala e Alcidino Bittencourt Pereira, o presidente da Urbs, Marcos Isfer, e o representante legal da empreiteira Catedral Construções Civis Ltda, José Ângelo Turra.
AS OBRAS – Os trabalhos de reforma e ampliação do Terminal do Cabral fazem parte do Programa de Integração do Transporte (PIT) da Região Metropolitana, executado pela Sedu/Comec, e estabelecem desde a reforma na cobertura até a construção de uma nova plataforma.
Atualmente, o terminal tem uma área de 1.573 m² e, com a ampliação, receberá mais 1.247 m², totalizando 2.820m². Também está prevista a ampliação das quatro estações tubo e a construção de mais uma para atender ao novo padrão dos ônibus articulados.
As obras incluem ainda a ampliação da passagem subterrânea para que os usuários tenham acesso às plataformas de embarque e desembarque, reforma e construção de sanitários, rampas de acessibilidade, reformas dos pontos comerciais, uniformização das plataformas metálicas elevadas, colocação de placas de concreto para os pontos de paradas dos ligeirinhos, além instalações elétricas, paisagismo, iluminação, sinalização semafórica e nova comunicação visual (sinalização horizontal e vertical).
TERMINAIS E CORREDOR – O Programa de Integração do Transporte (PIT), que está sendo realizado pelo Governo do Paraná por meio da Sedu e da Comec, tem investimentos de R$ 124,5 milhões na capital e na Grande Curitiba, e trata da construção de novos terminais de passageiros e de obras de pavimentação urbana. O PIT estabelece um novo corredor metropolitano para interligar os municípios que estão ao redor da capital.
O corredor tem o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, pelo qual a grande parte das linhas de ônibus metropolitanos passa, obrigatoriamente, por Curitiba, e também o de estabelecer um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades sócio-econômicas.
As obras do PIT estão sendo realizadas nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul. As obras de infra-estrutura viária vão garantir melhoria da qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo possibilitando o deslocamento interregional, evitando o congestionamento das vias centrais.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, o investimento do Governo do Estado na reforma e ampliação do Terminal do Cabral é resultado de acordo firmado entre a Comec e a Urbanização de Curitiba (Urbs), operadora do transporte coletivo integrado na Grande Curitiba, que estabeleceu, no fim do ano passado, a integração do Terminal do Guaraituba, construído pelo Estado em Colombo, ao sistema.
Também assinaram a ordem de serviço e o contrato de execução das obras o secretário Forte Netto, a diretora-presidente e o coordenador da Comec, respectivamente Maria Letízia Fiala e Alcidino Bittencourt Pereira, o presidente da Urbs, Marcos Isfer, e o representante legal da empreiteira Catedral Construções Civis Ltda, José Ângelo Turra.
AS OBRAS – Os trabalhos de reforma e ampliação do Terminal do Cabral fazem parte do Programa de Integração do Transporte (PIT) da Região Metropolitana, executado pela Sedu/Comec, e estabelecem desde a reforma na cobertura até a construção de uma nova plataforma.
Atualmente, o terminal tem uma área de 1.573 m² e, com a ampliação, receberá mais 1.247 m², totalizando 2.820m². Também está prevista a ampliação das quatro estações tubo e a construção de mais uma para atender ao novo padrão dos ônibus articulados.
As obras incluem ainda a ampliação da passagem subterrânea para que os usuários tenham acesso às plataformas de embarque e desembarque, reforma e construção de sanitários, rampas de acessibilidade, reformas dos pontos comerciais, uniformização das plataformas metálicas elevadas, colocação de placas de concreto para os pontos de paradas dos ligeirinhos, além instalações elétricas, paisagismo, iluminação, sinalização semafórica e nova comunicação visual (sinalização horizontal e vertical).
TERMINAIS E CORREDOR – O Programa de Integração do Transporte (PIT), que está sendo realizado pelo Governo do Paraná por meio da Sedu e da Comec, tem investimentos de R$ 124,5 milhões na capital e na Grande Curitiba, e trata da construção de novos terminais de passageiros e de obras de pavimentação urbana. O PIT estabelece um novo corredor metropolitano para interligar os municípios que estão ao redor da capital.
O corredor tem o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, pelo qual a grande parte das linhas de ônibus metropolitanos passa, obrigatoriamente, por Curitiba, e também o de estabelecer um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades sócio-econômicas.
As obras do PIT estão sendo realizadas nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul. As obras de infra-estrutura viária vão garantir melhoria da qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo possibilitando o deslocamento interregional, evitando o congestionamento das vias centrais.