Governador entrega nova ponte sobre o Rio Ribeira 30/03/2012 - 15:55

O governador Beto Richa inaugurou no dia 30 de março a nova ponte sobre o Rio Ribeira. A obra fica na PR-092, entre os municípios de Doutor Ulysses e Cerro Azul. A construção substitui a antiga estrutura, que foi destruída pela enxurrada de agosto do ano passado.

Na época do desastre, o governador visitou a região e determinou urgência na conclusão do projeto da nova ponte para evitar ainda mais prejuízos à economia local. “Estabelecemos um cronograma de 180 dias para a execução do projeto, que foi integralmente cumprido”, destacou o governador.

Segundo Richa, além de resolver um problema emergencial a obra atende uma reivindicação antiga dos moradores da região de modernização da infraestrutura de transporte. “Incluímos a PR-092 no programa de pavimentação de estradas que irá atender os cinco municípios paranaenses que ainda não tem ligação por asfalto com a malha rodoviária do Estado”, disse.

O projeto de construção da nova ponte levou em consideração a proposta do governo estadual de pavimentar a estrada, o que deve aumentar o fluxo de veículos, e também outras medidas já anunciadas para fortalecer os municípios da região. “Temos programas para estimular o desenvolvimento socioeconômico do Vale do Ribeira, com apoio à agricultura, e já assinamos protocolo para a instalação de uma fábrica de cimentos na região”, disse Richa

Para o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a entrega da ponte representa o início de um processo de melhoria de todo o sistema rodoviário no Vale do Ribeira. “Esta primeira etapa restabelece a normalidade de comunicação viária. A próxima intervenção vai trazer novos benefícios para toda a região”, afirmou Richa Filho.

O coordenador da Comec, Rui Hara, também esteve presente neste evento e comentou que esta é uma reivindicação antiga da população e vai permitir o desenvolvimento e fortalecimento do município.

INFRAESTRUTURA - A nova ponte foi construída pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O Estado investiu R$ 6,791 milhões na obra que foi construída em caráter de emergência. A extensão da ponte é de 143,10 metros e a largura de 12,8 metros. A construção foi feita à montante do rio, nas proximidades do local onde existia a antiga ponte.

Para permitir o trânsito de veículos e pedestres o Estado disponibilizou uma balsa para fazer a travessia do rio. Com o serviço gratuito, foi amenizado o problema de acesso a Doutor Ulysses.

Com queda da ponte Atanagildo de Souza Laid, que tinha sido construída em 1968, o município chegou a ficar sem comunicação, pelo trecho mais curto (via Cerro Azul), com Curitiba. A balsa será desativada com a conclusão das obras da nova ponte.