Governador entrega obra que beneficia trabalhadores e empresas de Piên
17/06/2016 - 11:30

O município de Piên, na Região Metropolitana de Curitiba, com cerca de 11,3 mil habitantes, passa a contar com mais ações de melhoria na cidade, feitas pelo Governo do Estado. No dia 16 de junho o governador Beto Richa entregou a obra de pavimentação asfáltica da via que liga o distrito industrial ao centro do município e que beneficia diretamente os trabalhadores e empresas instaladas no local. A obra custou R$ 930 mil e foi bancada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

Uma das empresas é a Glass House, que atua na importação e exportação de vidros e espelhos e emprega 500 pessoas. O governador esteve na empresa e foi recebido pelo diretor, Valdecir Durante, e pelos funcionários. A outra empresa é a Timber Creek Farms, que produz pallets de madeira para exportação e gera 160 empregos diretos e indiretos. Está em fase de instalação uma indústria de telhas de aço galvanizado.

No encontro com o prefeito Gilberto Dranka, empresários e a comunidade, Richa também autorizou obras de pavimentação em dez ruas de Piên, um investimento de R$ 2 milhões, financiado pelo governo estadual. Também foram entregues cinco veículos para a área da saúde.

Richa disse que o governo estadual mantém os investimentos nos municípios, porque o Paraná foi o primeiro a fazer o ajuste fiscal para enfrentar a crise nacional. “Hoje inauguramos essa obra, assinamos mais ordens de serviço e entregamos veículos para Piên. Já entregamos cerca de 700 ambulâncias para os municípios paranaenses e, ainda área da saúde, o governo estadual socorreu o Hospital de Clínicas, que pertence ao governo federal”, citou o governador.

“Acredito que é assim que se governa, em harmonia, unindo esforços em favor dos interesses da população. É uma visão moderna da gestão pública: trabalhar para melhorar a vida da população”, afirmou Richa. Ele disse que o Paraná tem hoje uma situação privilegiada em relação a outros estados e lembrou que o Estado assumiu a inédita posição de quarta maior economia do País.

VALORIZAÇÃO – O prefeito Gilberto Dranka lembrou que a Glass House se instalou inicialmente num barracão alugado e construiu a sede própria a partir do compromisso do governo estadual de pavimentar a via de ligação do distrito industrial. “O governador nos deu a garantia de que faria essa obra”, contou o prefeito. “Nosso distrito industrial ganhou outro aspecto com esse asfalto e nós vamos crescer ainda mais”, afirmou.

O empresário Valdecir Durante disse que a empresa recebe de 20 cargas diárias de vidro e que, antes, o material chegava quebrado ou, simplesmente, os caminhões não chegavam. “O vidro exige muito cuidado. Essa obra é tudo o que precisávamos”, disse ele.

Para o empresário Ronaldo Arcon, da Timber, a nova via melhora as condições para os trabalhadores, valoriza a fábrica e dá mais segurança ao transporte de insumos e de produção. “Passam por aqui cerca de 50 a 60 caminhões por dia. O asfalto acaba com a poeira e com quebra dos veículos. É um benefício muito grande”, disse ele.

“O Governo do Estado e a prefeitura abrem a oportunidade para criação de empregos, pois sem isso a nossa empresa não teria vindo para cá”, afirmou Arcon.

ASFALTO E CALÇADAS - As obras de melhoria urbana autorizadas pelo governador abrangem dez ruas de Piên, cinco no centro da cidade e outras cinco no distrito de Trigolândia, beneficiando centenas de famílias. Segundo o prefeito, as obras começam na semana que vem.

O investimento, feito pelo Sistema de Financiamento aos Municípios, envolve galerias de água pluvial, pavimentação, calçadas, com rampas de acessibilidade e urbanização.

Desde 2011, só pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, já foram investidos mais de R$ 8,8 milhões Piên. São obras como a construção da sede do bombeiro comunitário, escola municipal, terminal de ônibus, centro comunitário, recape e pavimentação asfáltica, além de aquisição de equipamentos. São 16 obras, das quais 12 já concluídas.

NOVOS VEÍCULOS – Os veículos entregues pelo governador serão usados em ações de vigilância em saúde e para transporte de pacientes e equipes da saúde da família. Diariamente, a prefeitura transporta pessoas para tratamento, exames de média e alta complexidade e gestantes que são atendidos em Curitiba e Campo Largo. Os veículos custaram R$ 270 mil. O governo disponibilizou mais R$ 120 mil para a aquisição de uma van, também para transporte de pacientes.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade com o governador os deputados estaduais Francisco Buhrer e Alexandre Curi.

BOX

Município tem investimento em energia, habitação e agricultura

Em maio deste ano, o Governo do Estado anunciou uma série de obras nos municípios paranaenses. Piên foi contemplado com R$ 150 mil para recape asfáltico e R$ 25 mil para a construção de uma academia ao ar livre.

Outras secretarias e órgãos do Estado também destinaram recursos para obras em Piên, como a Copel (R$ 6,6 milhões), Secretaria Saúde (R$ 3 milhões), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (R$ 2,4 milhões) e Sanepar (R$ 600 mil). Além disso, a Cohapar está construindo 40 moradias, com investimentos de R$ 1,2 milhão.