Governador inaugura obra de revitalização da Avenida das Américas em São José dos Pinhais 09/10/2009 - 15:00

O governador Roberto Requião inaugurou nesta sexta-feira (9) a duplicação e revitalização da Avenida das Américas, em São José dos Pinhais. E anunciou novos investimentos estaduais para o município: R$ 26 milhões para obras de infraestrutura urbana, R$ 8 milhões para a construção de nova ala do Hospital e Maternidade São José, R$ 2 milhões para um Centro da Juventude (construção e equipamentos), e R$ 250 mil para a construção do Mercado Brasil.

Durante a inauguração, o governador comparou a nova avenida com a Marechal Floriano, em Curitiba, da qual é o prolongamento em São José dos Pinhais. “A Avenida das Américas é uma boa obra do Governo do Estado. Eu vim para cá pela avenida da canaleta, a Marechal Floriano. Ela está abandonada, com a pavimentação asfáltica degradada. Parece que nós estamos andando numa cidade fantasma”, disse. E fez um apelo às autoridades municipais de Curitiba: “Acompanhem o Estado, onde nós estamos investindo, deixem dessa conversa de metrô e cuidem da cidade”.

A Avenida das Américas, numa extensão de 1,44 quilômetro, recebeu investimentos da ordem de R$ 7 milhões, dentro do Programa de Integração do Transporte (PIT), realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

A nova via conta agora com duas pistas de rolamento e quatro faixas (duas em cada sentido), seis mil metros quadrados de ciclovia e calçadas, iluminação, paisagismo e sinalização. A ponte sobre o Rio Iguaçu também foi duplicada.

TRANSFORMAÇÃO – O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, revelou que os investimentos da Sedu/Paranacidade e da Comec, no município, chegam a R$ 40,8 milhões, com destaque para as obras de pavimentação de 16 quilômetros de vias públicas urbanas, a construção do maior ginásio de esportes da Região Metropolitana (o Centro de Esporte e Lazer Afonso Pena) e três quadras esportivas cobertas, além da Avenida das Américas e as construções da trincheira da Avenida das Torres-Avenida Rui Barbosa e do terminal metropolitano de São José dos Pinhais.

O vice-governador Orlando Pessuti disse que a obra inaugurada é a demonstração de que “o novo, o moderno e o transformador está acontecendo no Paraná há sete anos”. Pessuti rebateu as críticas “de que tudo precisa ser mudado no Estado”, afirmando que “só não enxerga as obras de transformação quem não quer enxergar”.

Os deputados estaduais Edson Strapasson e Francisco Bührer lembraram que a antiga Avenida das Américas era um gargalo no trânsito de veículos e uma aventura permanente para os pedestres que precisavam atravessá-la. Strapasson disse que o PIT é um programa de investimentos que nenhum outro governo teve coragem de realizar. “E, através do governo Requião, estamos modificando a paisagem urbana da Região Metropolitana de Curitiba. É uma grande satisfação ver projetos estruturais importantes que conduzimos ainda como secretário Especial Metropolitano sendo concretizados”, enfatizou.

DÍVIDA PERDOADA – O prefeito Ivan Rodrigues, por sua vez, fez um agradecimento público ao governador pela obra “agora inaugurada e por todas as outras, como a nova ala do Hospital de São José, a trincheira, o terminal, a pavimentação, o ginásio”. Destacou como relevante a medida tomada pelo governador de perdoar a dívida de São José dos Pinhais e de outros municípios da região. “A medida chega num momento importante, pois é muito difícil enfrentar a crise com os parcos recursos que temos”, disse.

Segundo o governador, as dívidas dos municípios de São José dos Pinhais, Curitiba, Piên, Campo Largo e Araucária são “do tempo em que o governo dava, por meio dos municípios, tudo para as empresas estrangeiras e as nacionais não tinham financiamento, e os municípios ficaram devendo”.

Requião disse que resolveu decretar agora uma espécie de Lei do Ventre Livre para as prefeituras. “É uma alforria de uma escravidão desnecessária. Liberei cinco municípios da Região Metropolitana de Curitiba do pagamento de empréstimos que impediam o seu desenvolvimento”, completou.

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures, falou da parceria entre a entidade que dirige e o Governo do Estado. “É uma parceria em termos de empreendedorismo, beneficiando principalmente as micro e pequenas empresas, responsáveis pela manutenção dos níveis de emprego”.

Participaram ainda da inauguração da Avenida das Américas o deputado estadual Neivo Beraldin, a diretora-presidente da Comec, Maria Letízia Fiala, o coordenador-geral da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira, e o secretário-geral do PMDB no Paraná, João Arruda.