Governo anuncia reforma de mais 11 Centros de Socioeducação 04/12/2012 - 14:38

Depois de liberar R$ 3 milhões para serviços de reforma nos Centros de Socioeducação (Cense) de Cascavel, Curitiba e Maringá, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social anuncia a liberação de mais R$ 5,1 milhões para a reforma de 11 unidades de atendimento a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Da Região Metropolitana de Curitiba serão reformados os Censes de Curitiba e Fazenda Rio Grande.

Também serão realizadas obras em Toledo, Laranjeiras do Sul, Londrina (duas unidades), Foz do Iguaçu e também as Casa se Semiliberdade de Londrina, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.

“Esta é a maior série de reformas das unidades de socioeducação no Paraná. É a primeira vez que todos Censes e Casas de Semiliberdade serão totalmente adequados. Além disso, já estamos com projeto de construção de mais unidades em andamento”, informa a secretária Fernanda Richa.

As obras de reforma começam em janeiro e terminam ainda no primeiro semestre de 2013. Todas as unidades vão ganhar novas instalações elétricas, hidráulicas, melhorias na iluminação, troca de peças sanitárias, pintura e combinado de inox nos alojamentos (vaso sanitário e lavatório).

As adequações levam em conta projetos de redução dos custos de manutenção e vão proporcionar um ambiente mais adequado para as diversas atividades previstas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

O Cense de Ponta Grossa também vai ter a estrutura de cobertura totalmente reformada, além de receber melhorias na área de lazer. Os investimentos serão de R$ 690,4 mil.

Já o Joana Richa em Curitiba vai ter um custo de R$ 578,4 mil e vai ganhar novas salas de atividades, uma rádio escola, novos banheiros, esquadrias e reforma da quadra poliesportiva.

O Cense de Toledo terá investimentos de R$ 179,5 mil e ganhará reforma da lavanderia, salas de aula, pátio externo e quadra poliesportiva.

A unidade de Laranjeiras do Sul vai ter a reformulação total da cobertura, proteção especial para o campo de futebol, serviços de drenagem e instalação externa de pavimentação. O custo será de R$ 752,7 mil.

Na unidade de Fazenda Rio Grande, o custo da obra será de R$ 399,3 mil. O destaque ficará por conta da instalação de um painel solar para aquecimento de água e pela execução de calçamento externo.

No Cense Londrina II, também está prevista a instalação de um painel solar e a reforma geral da cobertura. O valor está estimado em R$ 952,5 mil. Já o Londrina I terá uma reforma de R$ 588,4, com adequações em toda estrutura.

O Cense e a Casa de Semiliberdade de Foz do Iguaçu já estão com as obras em fase adiantada e custo total será de R$ 818,7 mil.

Com relação às Casas de Semiliberdade de Londrina e Ponta Grossa, a primeira terá um custo de R$ 119,5 e a outra de R$ 104 mil. Os serviços prevêem readequações visando a funcionalidade do espaço para atendimentos dos adolescentes.

NOVAS UNIDADES – Segundo o coordenador da Divisão de Engenharia e Obras da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Carlos Alberto Tourinho, projetos para execução de quatro novas unidades já estão em andamento.

A definição dos locais e a finalização do detalhamento devem acontecer até o fim do primeiro semestre de 2013. Também está prevista a construção de um Cense exclusivamente feminino.

Os recursos para reforma dos Censes e das Casas de Semiliberdade são do Fundo Estadual da Infância e Adolescência do Paraná, e são liberados por deliberação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Secretária da Família.