Governo assina convênio com a CEF para oferta de microcrédito 22/12/2011 - 11:00

O governador Beto Richa assinou no dia 21 de dezembro, no Palácio das Araucárias, um convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a oferta de microcrédito a pequenos empreendedores paranaenses formais e informais. A medida permitirá operações de crédito com valores entre R$ 300,00 e R$ 15 mil, para capital de giro, investimento fixo e investimento misto. A previsão é que o serviço esteja disponível no início de 2012.

O programa vai beneficiar microempresários que atuam individualmente ou desenvolvam atividades coletivas, com faturamento anual de até R$ 120 mil. As taxas de juros serão de 0,64% ao mês – a mais barata do mercado - e os prazos para pagamento variam de quatro meses a 24 meses, sem carência. Os recursos são ilimitados e virão da linha Crescer, do Programa Nacional de Microcrédito.

“Os pequenos empreendedores paranaenses têm agora mais uma opção de recursos. O acesso a crédito e capacitação profissional são os melhores caminhos para que eles realizem o sonho do negócio próprio, alcançando novos mercados, gerando empregos e melhorando a renda de suas famílias”, disse o governador.

Richa explicou que os interessados devem procurar as Agências do Trabalhador espalhadas pelo Estado para acessar a linha de crédito e agradeceu o trabalho realizado junto com a Caixa Econômica Federal. “Temos uma grande parceria com a Caixa que tem trazido desenvolvimento social e econômico para o Paraná. Além do microcrédito, temos ações conjuntas nas áreas de habitação e educação”, disse o governador.

Richa também destacou a importância de outros programas do governo estadual para estimular o empreendedorismo, entre eles o Banco do Empreendedor e o Bom Negócio. As iniciativas foram lançadas em outubro, com operação pela Fomento Paraná.

O diretor regional da Caixa, Arielson Bittencourt, destacou o bom entendimento com o Governo do Paraná e disse que o Crescer foi lançado em agosto e se encaixa no modelo da economia solidária. A meta é promover o acesso ao crédito, com agilidade e sem exigir garantias para o pagamento dos empréstimos. “Todos sabemos que o acesso ao crédito é muito difícil, por ter que provar renda e precisar de avalista. A intenção do microcrédito é facilitar ao pequeno empreendedor para que possa fazer seu negócio acontecer”, afirmou.

SEM LIMITE - O secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, disse que a expectativa inicial é atender oito mil empreendedores paranaenses. Para ele, o ponto forte da iniciativa é o crédito ilimitado. “O importante é que não há um limite definido para a operação, assim todos os empreendedores interessados e que estiverem dentro da faixa de renda poderão ser atendidos”, disse o secretário. A Caixa, na condição de agente financeiro, será responsável pela contratação do microcrédito e como banco depositário.

Inicialmente serão atendidos os municípios que tenham Agência do Trabalhador e da Caixa. Na segunda etapa, estará disponível em toda rede de Agências do Trabalhador, presente em 220 municípios, com uma cobertura de 93% da população do Paraná. O convênio será executado através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, que ficará responsável pela assessoria aos empreendedores na formalização das operações de crédito.

BALANÇO ECONÔMICO – O governador disse que os microempresários também se beneficiarão com o novo ciclo de industrialização do Paraná. Citando informações divulgadas pelo IBGE, Richa destacou um crescimento de 5,2% da produção industrial paranaense em 2011, melhor colocação entre os estados da região Sul. Rio Grande do Sul registrou alta de 2,1% e Santa Catarina decréscimo de 4,4%.

O Produto Interno Bruto (PIB) de 4,1% registrado no Paraná em 2011 superou a média brasileira que ficou em 3,0%. “Procuramos um crescimento e industrialização homogênea, principalmente nos municípios mais necessitados. É bom ver o resultado desse intenso trabalho”, disse o governador. Richa também citou informações sobre criação de empregos no Paraná. Até novembro, foram 157.526 novos pontos de trabalho com carteira assinada, sendo 98 mil no interior do Estado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) .