Governo conclui em 30 dias trecho revitalizado da Estrada da Ribeira 30/09/2008 - 11:10

As obras de revitalização da Estrada da Ribeira, em Colombo, no trecho de três quilômetros entre o Alto Maracanã e o Guaraituba, serão concluídas até o fim de outubro. A informação é do secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, que recebeu nesta terça-feira um relatório da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) sobre o andamento das obras do Programa de Integração do Transporte (PIT) no município de Colombo.

Neste trecho já foram realizados trabalhos de terraplenagem, drenagem, contenção (muros de arrimo), toda a primeira camada de asfalto e grande parte da segunda, e a galeria do Rio Palmital, no bairro Guaraituba, o que corresponde a 95% dos serviços. Faltam só a última camada de asfalto, a finalização do canteiro central e sinalização horizontal e vertical. O outro trecho, também de 3 quilômetros, que vai do Trevo do Atuba até o Alto Maracanã, está com 70% dos serviços realizados e a conclusão está prevista para o fim do ano.

DEMORA – O coordenador da COMEC, Alcidino Bittencourt Pereira, lembra que a revitalização da Estrada da Ribeira passou por alguns atrasos, motivados principalmente pela substituição de empreiteiras e por condições climáticas desfavoráveis. Os investimentos na duplicação de seis quilômetros da rodovia são da ordem de R$ 20 milhões.

A obra compreende, no seu conjunto, a ampliação da via, passando das atuais duas para seis faixas de rolamento, sendo três em cada sentido, como também canteiro central, iluminação, a construção de duas novas pontes sobre o Rio Atuba e uma galeria tripla no Rio Palmital, retornos e bolsões (rotatórias) para a segurança do trânsito próximo do Trevo do Atuba, em Curitiba, na região do terminal de ônibus do Alto Maracanã, e também no terminal do Guaraituba, ambas em Colombo. A extensão total da pista vai passar dos antigos 7,2 metros para 23 metros de largura.

TERMINAIS – O Terminal Metropolitano de Passageiros do Guaraituba, também em Colombo, está pronto, mas ainda não entrou em operação porque a Prefeitura de Curitiba, que gerencia o transporte integrado da Região Metropolitana de Curitiba, não quer assumir o funcionamento. O Guaraituba tem 2.637 m² de área coberta e ocupa um terreno de 8.718 m². Tem 17 plataformas para ônibus, além de uma área de 257 m² para comércio e serviços. O custo da obra é de R$ 2,3 milhões. Inicialmente, o Guaraituba deverá absorver 11 linhas do Terminal Metropolitano do Alto Maracanã. No futuro, deverá ter mais seis novas linhas, podendo o movimento chegar a 50 mil passageiros por dia útil.

O terminal do Alto Maracanã foi inaugurado em 1986, passou por obras em 1996 e agora está sendo totalmente remodelado e ampliado. Abriga atualmente 24 linhas e recebe cerca de 90 mil passageiros por dia útil. Com a revitalização que está quase pronta (cerca de 95% dos serviços executados) haverá mais espaço e conforto para os usuários. O número de passageiros e o de linhas vão diminuir, pois 40% da demanda será transferida para o Guaraituba. O terminal terá plataforma elevada para acesso dos usuários aos ônibus da Linha Direta (Ligeirinho), bem como uma área comercial com 404 m², sanitários, administração, bicicletário e, ainda, uma área coberta para a parada de outros ônibus. O investimento é de R$ 3,8 milhões.

Já o Terminal Metropolitano do Roça Grande está pronto desde julho de 2007 e preparado para entrar em operação. Conta com 6 mil m² de área construída e dez plataformas, e terá um movimento inicial de 15 mil passageiros. Seu custo foi de R$ 1,6 milhão. A Prefeitura de Curitiba também não quer assumir o funcionamento deste terminal sob a alegação de que haverá ônus na sua operação.

OUTROS TRABALHOS – As obras de ligação entre os municípios de Colombo e Almirante Tamandaré (4,3 quilômetros) começaram em fevereiro último, apresentam cerca de 30% dos serviços executados (drenagem e sub-base – saibro) e vão custar R$ 9 milhões A ligação faz parte do corredor de desenvolvimento entre os municípios de Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande.

Outro trabalho realizado pela SEDU/COMECé a trincheira da Rodovia da Uva, em Colombo, já liberada ao tráfego. Foram feitos trabalhos de escavações, drenagem, terraplenagem, infra-estrutura de base, fechamento das paredes inferiores, os muros de contenção lateral, o pavimento asfáltico na Rua Gustavo Nass (via lateral ao terminal do Roça Grande) e, também, o alargamento e a restauração do pavimento da Rua Adélio Correia. A pavimentação destas ruas possui dupla função: a de servir de acesso para as conversões ao terminal e em direção a Colombo e Curitiba; e para fazer a ligação entre Almirante Tamandaré com Colombo. Os investimentos foram da ordem de R$ 2,5 milhões.

INTEGRAÇÃO – A revitalização da Estrada do Ribeira, a construção e reforma dos terminais do Guaraituba, Roça Grande e Alto Maracanã, bem como da trincheira da Rodovia da Uva e da nova ligação Colombo-Almirante Tamandaré, fazem parte do Programa Integrado de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Curitiba (PIT), executado pela SEDU/COMEC. O objetivo do programa é desafogar o atual sistema radial de transporte, em que todas as linhas de ônibus passam por Curitiba, e de estabelecer um corredor de desenvolvimento, ligando os municípios de Itaperuçu, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

O programa prevê investimentos de R$ 124 milhões no sistema viário com duplicação de vias, pavimentação, construção de trincheiras e pontes, iluminação pública, paisagismo, calçadas, ciclovias, trevos e pontos de ônibus e em terminais metropolitanos, com recursos do governo do Estado e financiamentos parciais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).