Governo constrói três terminais para ônibus na Grande Curitiba 16/10/2009 - 11:00

O Governo do Estado está construindo modernos terminais metropolitanos nos municípios de Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais e Campo Largo. Juntos, os três terminais vão receber diariamente, a partir do fim do ano, cerca de 150 mil usuários do sistema integrado de transporte coletivo. O investimento é de R$ 12,9 milhões.

Os terminais fazem parte do Programa de Integração do Transporte da Região Metropolitana de Curitiba (PIT), realizado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). O PIT compreende obras viárias (pavimentação de ruas indutoras do transporte e do crescimento econômico) e a construção de terminais de ônibus.

FAZENDA RIO GRANDE - Em Fazenda Rio Grande, a obra que custará R$ 4,8 milhões e atenderá diariamente cerca de 62 mil passageiros, já está com 40% dos serviços executados, como drenagem subterrânea para águas pluviais, fundação com estacas, infraestrutura de vigas e confecção da estrutura metálica para cobertura.

O projeto estabelece 19 plataformas para 17 linhas de ônibus, destas, 13 são alimentadoras, três troncais e uma direta. O terminal, com 5.950 m² de área construída, terá ainda lojas comerciais, sanitários, bicicletário e serviços públicos e está localizado às margens da Rodovia BR-116.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - Já em São José dos Pinhais a construção está com 20% dos trabalhos realizados. Os investimentos somam R$ 4,1 milhões. O terminal fica na Avenida das Américas esquina com a Rua Claudino dos Santos, e está projetado para abrigar 29 plataformas que receberão 31 linhas de ônibus, numa área implantada de 14 mil m² com vias, área coberta, serviços comerciais, municipais, sanitários, bicicletário e guarita. Cerca de 72 mil usuários passarão diariamente pelo local. A obra está sendo realizada em parceria com a prefeitura municipal que disponibilizou a área do terminal.

CAMPO LARGO – O Terminal de Campo Largo, que está sendo construído na esquina da Avenida Clotário Portugal com Rua Engenheiro Tourinho, está com 10% em obras realizadas, o que inclui terraplenagem das pistas e das plataformas, bem como a fundação e ferragens para a estrutura metálica – cobertura.

A nova estação tem investimentos no valor de R$ 4 milhões e receberá, depois de pronta, 20 mil usuários do transporte coletivo todos os dias em 23 linhas de ônibus e 15 plataformas para embarque e desembarque.

PRONTOS - Atualmente os passageiros da Região Metropolitana de Curitiba contam com quatro novos terminais: Terminal Angélica, em Araucária, e os terminais Guaraituba, Roça Grande e Alto Maracanã, em Colombo. Nos próximos dias será licitada a construção do Terminal de Contenda com valor estimado em R$ 520 mil.

PIT – Estas obras, entre outras, fazem parte do Programa de Integração do Transporte - PIT, que está sendo realizado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedu, e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec, onde estão previstos investimentos da ordem de R$ 124,5 milhões.

Este corredor metropolitano formado pela construção de terminais de passageiros e pavimentação de vias urbanas está interligando os municípios que estão ao redor da capital e tem o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, em que a maioria das linhas de ônibus passam por Curitiba, e de estabelecer também um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades sócio-econômicas.

Para tanto, estão sendo realizadas obras nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul. Todas estas obras de infra-estrutura viária vão garantir melhoria da qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo possibilitando o deslocamento inter-regional evitando o congestionamento das vias centrais.

DETALHES DOS TERMINAIS:

PRONTOS: