Governo convida candidatos a prefeito a assinarem compromisso com a Agenda 21 28/09/2012 - 10:32

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), está convidando todos os candidatos a prefeito a assinarem a Carta Compromisso para implementação da Agenda 21 em seus municípios. A Agenda 21 é um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Como principal resultado da conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (UNCED Rio 92), a Agenda 21 Global nasceu de exaustivas discussões entre representantes de centenas de países, sendo um documento diplomático de consensos e propostas.

Segundo Rosana Gnipper, coordenadora da Agenda 21 da Sema, para se alcançar os resultados propostos é indispensável o envolvimento de toda a sociedade na busca de caminhos locais que conciliem os vários grupos de interesse.

“Desta forma, os setores público e privado, entidades como ONGs e os cidadãos devem se engajar nesse propósito maior. Daí a importância de os futuros governantes assumirem desde já um compromisso de responsabilidade para conduzir e coordenar as ações rumos aos objetivos da Agenda 21”, afirma Rosana.

Com esta iniciativa, o Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná, por meio da Coordenação das Ações da Agenda 21 Paraná, solicita o comprometimento dos candidatos no processo de elaboração da Agenda 21 Local em seus municípios, por meio da adesão ao documento que se encontra no site da Sema.

Os candidatos também receberão diretamente em seus e-mails e, em alguns casos, pessoalmente, por integrantes do Fórum da Agenda 21.

A Carta Compromisso deve ser preenchida com as informações solicitadas e encaminhada, preferencialmente, até o dia 4 de outubro para o endereço eletrônico: agenda21parana@sema.pr.gov.br .

As adesões serão publicadas na página da Agenda 21, no site da Secretaria do meio Ambiente (www.sema.pr.gov.br ), com o objetivo de valorizar a decisão dos candidatos e demonstrar compromisso na realização de ações conjuntas.