Governo debate criação de Agência de Desenvolvimento no Vale do Ribeira 25/04/2013 - 10:33

O Governo do Paraná apresentou, no dia 24 de abril, um estudo para a criação da Agência de Desenvolvimento do Vale do Ribeira, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A estrutura será voltada à promoção do desenvolvimento econômico e social e à melhoria da qualidade de vida em uma das regiões mais carentes do Estado. Participaram do evento a Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, os prefeitos de Bocaiúva do Sul, Adrianópolis, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná além de representantes de Itaperuçu e Cerro Azul.

De acordo com o estudo em elaboração pela secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, a Agência do Vale do Ribeira será formada em parceria entre o poder público e a iniciativa privada. A estrutura é inspirada na Agência Terra Roxa, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada para incentivar o desenvolvimento das regiões Norte e Noroeste do Paraná com atração de novos investidores. O documento foi entregue aos prefeitos e representantes dos municípios para ser analisado e avaliado. Uma nova reunião deve ocorrer em três semanas.

O diretor-geral da secretaria, Horácio Monteschio, explicou que a Agência terá autonomia administrativa e financeira para levantar demandas, buscar investidores e acompanhar obras e investimentos. "É um processo de articulação para unir diferentes setores e assegurar o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou Monteschio.

INVESTIMENTOS - A criação da Agência é motivada pela movimentação de empresários e investidores interessados em explorar os minérios da região, principalmente no município de Adrianópolis. Uma das empresas é a Margem Mineração (Supremo Cimentos), que está investindo R$ 340 milhões na construção de uma das mais modernas indústrias de cimento no Brasil. A nova unidade fica em Adrianópolis.

Governo do Estado também conversa com outras três empresas do setor que devem investir juntas cerca de R$ 1 bilhão na região e gerar perto de 10 mil empregos diretos e indiretos. As negociações estão adiantadas.

“São investimentos que terão um enorme impacto na região. Queremos unir poder público, iniciativa privada, órgãos de classe e federações para trabalhar juntos por medidas que assegurem o desenvolvimento ordenado e sustentável de todo o Vale do Ribeira”, frisou Monteschio.

O prefeito de Bocaiúva do Sul, Antonio Ruppel Filho, aprovou a criação da agência. Segundo ele, os investimentos da cadeira de calcário terão reflexos em todas as cidades da região e criarão a oportunidade de crescimento para outros setores econômicos dos municípios. "Vamos trabalhar em conjunto", disse.

Também participaram da reunião os prefeitos de Adrianópolis, João Pampanini, de Rio Branco do Sul, Cesar Johnsson, e de Tunas do Paraná, Joel Bonfim, além de representantes de Itaperuçu e de Cerro Azul.