Governo discute industrialização da RMC 19/12/2011 - 10:15

O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, participou no dia 16 de dezembro de um encontro para discutir o desenvolvimento industrial da Região Metropolitana de Curitiba. A reunião, organizada pela Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, também contou com a presença de secretários municipais e representantes de vários órgãos do Governo do Estado.

Barros explicou que o governo Beto Richa busca distribuir por todas as regiões os empreendimentos industriais interessados em investir no Estado – mas, para que isso ocorra, é necessária a organização das prefeituras. “É importantes que elas consolidem parques industriais para receber esses investimentos que nos procuram”, disse.

Para o secretário, as peculiaridades de cada cidade devem ser consideradas e utilizadas como diferenciais para atrair as empresas. “Incentivos fiscais, infraestrutura, meio ambiente, logística e qualificação de mão de obras são fatores fundamentais para a escolha do empresário. As cidades devem focar em determinadas áreas e se especializar em setores”.

Barros também detalhou as linhas de ação do programa Paraná Competitivo e os resultados obtidos até o momento. São mais de R$ 9 bilhões em investimentos industriais confirmados e outros R$ 15 bilhões em negociação. “Hoje, somos parceiros da iniciativa privada na consolidação de empreendimentos que gerem emprego e renda para a nossa gente”.

Estiveram presentes no encontro o presidente da Agência de Fomento, Juraci Barbosa, o presidente da Compagás, Luciano Pizzato, o coordenador da Comec, Rui Hara, e representantes da secretarias do Planejamento e Trabalho, Copel e Sanepar.

Pizzato apresentou os planos de investimentos da Compagás para tornar o gás natural paranaense um diferencial competitivo na atração de empresas. “Recentemente, inauguramos a primeira unidade autônoma em Londrina. É uma ação que vai dar suporte ao Paraná Competitivo e à instalação de indústrias na região Norte”, afirmou.

O presidente da Agência de Fomento detalhou os programas e linhas de financiamento destinadas ao incremento do setor produtivo, principalmente aos micro e pequenos empresários. Um deles é o Bom Negócio, que garante crédito barato e capacitação. Serão oferecidos R$ 60 milhões nos próximos três anos, em empréstimos entre R$ 1 mil e R$ 300 mil, com taxa de juros de apenas 0,58 % ao mês.

“Buscamos estimular as economias locais e, com isso, aumentar a renda das famílias paranaenses”, disse Barbosa, que convidou os secretários municipais a entrar em contato com o corpo técnico da agência para receber mais informações sobre os empréstimos oferecidos.

O secretário municipal para Assuntos Metropolitanos, Horário Monteschio, um dos idealizadores dos encontros entre os secretários da Região Metropolitana de Curitiba, disse que o debate em torno da industrialização da região será ampliado com a constituição de um fórum permanente. “Estamos buscando uma integração entre os municípios, para que as oportunidade sejam compartilhadas e tenhamos um crescimento harmônico e sustentável”, frisou.