Governo do Estado acompanha PAC da mobilidade para a Copa 31/01/2011 - 10:40

O secretário de Estado para Assuntos da Copa do Mundo FIFA 2014, Mario Celso Cunha, se reuniu na sexta-feira (28 de janeiro) com técnicos da Comec - Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - e representantes da Caixa Econômica Federal, visando atualizar o cronograma dos projetos do PAC da Mobilidade da Copa do Mundo no Brasil. Pela Caixa estavam presentes Sérgio Ghizzo e Marcela Silva, e, pela Comec, Gil Polidoro, Ângela Zanon, Márcia Cristina Lima e Sandro Almir Setim.

Por solicitação do governador Beto Richa, Mario Celso acompanhou a reunião e foi informado de todos os prazos e valores de cada contrato. O valor total do Programa é de R$ 229.500.000,00, tendo uma contrapartida do Governo do Estado no valor de R$ 12.078.947,37. Este PAC inclui o Corredor Aeroporto/Rodoferroviária, Requalificação da Av. Marechal Floriano Peixoto, da divisa ao Aeroporto, Corredor Metropolitano, Vias de Integração Radiais Metropolitanas e Sistema Integrado de Monitoramento de tráfego e transporte.

Quanto ao Corredor Metropolitano, os ajustes de projeto estão concluídos, bem como o Termo de Referência para contratação de Projetos de Engenharia, cujos prazos previstos de execução para cada um dos lotes é de 8 meses; Já foi providenciada a publicação do pedido de Licença Ambiental Prévia.

No Corredor Metropolitano, a situação atual é de ajustes de Projetos concluídos, bem como Termo de Referência para contratação de Projetos de Engenharia, cujo prazo é de 6 meses e já solicitada Autorização Ambiental junto ao IAP. Sobre o Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, também tem os mesmos caminhos avançados, tanto em projetos como prazos.

Quanto as Vias Radiais de Integração tanto Termo de Referência quanto Edital de Licitação estão concluídos. O projeto, segundo Decreto Estadual 5892/2009, tem os seguintes valores orçados: Via de Integração R$ 443.588,05 e Rua da Pedreira R$ 605.743,50. Finalmente, o Sistema de Monitoramento tem os Ajustes de Projeto em andamento, bem como Termo de Referência. O investimento neste sistema é de R$ 10.526.315,79.

Na próxima segunda-feira (31) o secretario da Comec, Rui Hara, dará continuidade a série de reuniões sobre o PAC da Mobilidade, focando sempre na atualização dos prazos. Uma reunião já está confirmada para segunda-feira, dia 31, às 14h30 na sede da Secretaria de Estado da Fazenda. Segundo o Secretario de Estado de Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, “Estamos atentos aos cumprimentos das metas estabelecidas e a integração dos governos municipal, estadual e federal tem sido fundamental para o sucesso das operações do PAC da Mobilidade”. Fonte AEN