Governo do Estado busca novas opções de mobilidade urbana 11/06/2015 - 16:02

A busca de soluções para a mobilidade urbana dos paranaenses levou o secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, o diretor presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel, e o assessor técnico da Comec, Cléver Almeida, até à Região Metropolitana do Cariri (RMC), no Ceará, para conhecer o modelo de VLT - Veículo Leve sobre Trilhos -, ou Metrô de Superfície.

“Este modelo de transporte atende a população de diversas cidades do Nordeste do País e leva a cada viagem mais de 1.000 passageiros, com conforto, eficiência e eficácia, a custo baixo. Em breve, iniciaremos estudos para analisar a viabilidade de implantação de VLT na Região Metropolitana de Curitiba. Já temos uma gigante malha férrea implantada e que poderia ser usada para isto”, diz Ratinho Junior.

O secretário retornou do Nordeste e, antes mesmo de chegar em Curitiba, já fala com entusiasmo sobre o que viu. Ele conta que o VLT da Região Metropolitana do Cariri - que abrange 11 cidades - é montado no Brasil desde 2009, com tecnologia alemã, pela empresa Bom Sinal.

"Só em Natal , capital do Rio Grande do Norte, por exemplo, o VLT percorre um trecho de 50 km. E em toda a Região Nordeste é aproveitada a malha ferroviária já existente para o transporte de passageiros. E todos os municípios por onde passa a linha férrea da Região do Cariri, no Ceará, é área de influência na Região Sul daquele Estado e nas áreas de divisa com os Estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí, levando transporte de qualidade e a preços baixos para toda a população", descreve.

GALERIA DE IMAGENS