Governo do Estado e Comec garantem integração do transporte e tarifa social 22/02/2019 - 19:00

Foto de um ônibus no terminal do guadalupe em curitiba

O anúncio feito pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior, na tarde desta sexta-feira (22), onde indicou o repasse de R$ 150 milhões em subsídio e obras para o transporte público de Curitiba e Região Metropolitana, garantiu a manutenção da integração do transporte coletivo, além da manutenção da tarifa social para a capital e linhas integradas das cidades vizinhas, que passará a ser de R$4,50 (Araucária, Fazenda Rio Grande, Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais, Campo Largo, Campo Magro e Almirante Tamandaré).

Segundo informou o Governador, "Se não houvesse essa parceria entre prefeitura e governo do Estado, essa tarifa passaria de R$ 5,20 em Curitiba e nas cidades do entorno. Estamos juntando todos os nossos esforços financeiros, cortando gastos, para que junto com a prefeitura voltemos a construir a Curitiba e a Região Metropolitana que sempre sonhamos, com planejamento”.

O Presidente da Comec Gilson Santos destacou que além da integração e da tarifa social, o subsídio possibilitará outras melhorias para o transporte: “estamos buscando ainda diminuir o número de tarifas diferenciadas para as linhas integradas da região metropolitana para apenas 5, hoje nós trabalhamos com 9 tarifas diferentes. E pedir como contrapartida de Curitiba a implementação de novas faixas exclusivas para ônibus em vias como a Victor Ferreira do Amaral, Comendador Franco, Cândido de Abreu, Rua João Negrão, entre outras, que trarão muito mais agilidade e redução de custos para o serviço.”

Com o valor do subsídio anunciado, serão apresentados nos próximos dias os valores das tarifas do transporte integrado dos municípios não diretamente vizinhos a Curitiba.

Foto: Maurílio Cheli

• Onibus Comec