Governo do Estado e Prefeitura de Araucária renovam convênio para integração do transporte coletivo 22/12/2017 - 10:36

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu), a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e a Prefeitura de Araucária renovaram ontem (21 de dezembro) o termo aditivo de cooperação técnica e financeira para integração do transporte coletivo de Araucária com a Região Metropolitana de Curitiba. O convênio tem validade de um ano e valor de R$ 610.000,00 por mês.

A assinatura foi realizada na sede da Prefeitura e contou com a presença de secretários municipais, vereadores e técnicos da Prefeitura e da Comec. Assinaram o documento, o secretário de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, o diretor-presidente da Comec, Omar Akel, o prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini e o diretor-presidente da Companhia Municipal de Transporte/liquidante Luciano Stall.

“Essa integração é possível graças ao esforço do Governo do Estado que mantém um subsídio mensal e pela compreensão, iniciativa e coragem do prefeito de Araucária em manter o convênio, reduzir tarifas e melhorar a distribuição de linhas. Há um trabalho que a Comec tem feito visando não só viabilizar recursos, mas aprimorar serviços”, disse Akel

O secretário Ortega destacou as ações do governo do Estado, com diversas ações de aporte de recursos para melhorar a qualidade de vida da população. E aproveitou para elogiar a gestão que o prefeito tem feito: transparente, participativa, eficiente e com bons projetos. O prefeito Hissam agradeceu e compartilhou o mérito com os vereadores, dizendo que boa parte do que está acontecendo (a redução da tarifa do Triar e a extinção da CMTC) também se deve à colaboração do trabalho dos vereadores. “Manter a integração é um benefício importante ao trabalhador, pois com uma única passagem é possível se deslocar aos municípios integrados e a renovação do contrato permitirá que esse benefício não seja interrompido”, disse o prefeito.

SUBSIDIO

Para manter o equilíbrio econômico-financeiro do sistema, desde janeiro de 2015, o governo do Estado, através da Comec, tem assegurado um subsídio mensal para todo o sistema de transporte coletivo da RMC. E as Prefeituras de Araucária, Campo Magro e Quatro Barras também participam com subsídios mensais.