Governo do Estado fará mais quatro eventos de serviços gratuitos para a população 12/11/2015 - 11:00

O Governo do Estado promoverá ainda neste ano mais quatro eventos dos programas UPS Cidadania e Paraná Cidadão, de serviços gratuitos para a comunidade. Os detalhes foram acertados no dia 10 de novembro, em Curitiba, pelo secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Leonildo Grota, a coordenadora dos programas, Maria Gorete Brotti, e representantes de instituições parceiras.

O programa UPS Cidadania será realizado em três locais de Curitiba. No dia 21 de novembro, na Vila Torres e Uberaba; e nos dias 1 e 2 de dezembro, na Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC. Já o Programa Paraná Cidadão será lançado no município de Almirante Tamandaré de 10 a 12 de dezembro.

Todos os eventos oferecem serviços gratuitos, como confecção de carteira de identidade, cadastro de emprego e até atendimentos jurídicos. As ações visam garantir direitos e o acesso à cidadania para as comunidades socialmente vulneráveis.

O secretário da Justiça parabenizou os parceiros que desenvolvem o trabalho junto às comunidades e destacou o lançamento do Programa Paraná Cidadão. "Estamos comprometidos com o bem-estar da população e temos o objetivo de atender todos os municípios do Paraná", disse Grota.

A coordenadora do UPS Cidadania, Gorete Brotti, destacou a participação das comunidades. “Sem o apoio das lideranças comunitárias seria difícil realizar qualquer trabalho. Juntos esclarecemos quais são as reais necessidades para levar até esta população os serviços que eles realmente precisam", completou ela.

PARCEIROS - Karlos de França, representantes da Associação de Moradores Serra do Mar, do Cajuru, ressaltou a importância do evento para a comunidade. "Tivemos uma mudança incrível em nosso bairro depois da feira de serviços que aconteceu na região, em termos de qualidade de vida e de inclusão social", disse ele.

Fabiana França, líder comunitária da Vila Torres, destacou a parceria da Secretaria de Estado da Justiça com o projeto Doe Amor, voltado à comunidade daquela região. "Levamos várias ações sociais, orientação jurídica, médicos para consultas e atividades para as crianças. Os benefícios para a comunidade são muitos".

Também participaram o secretário municipal da Juventude de Almirante Tamandaré, Cláudio Gusso; Paulo César Gomes, e representantes das secretarias e órgão de Estado e do município, da Polícia Militar, Pastoral da Criança; e da Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop).

PROGRAMAS - O Paraná em Ação oferece serviços gratuitos com o objetivo de promover a cidadania e a inclusão social da população em vulnerabilidade social.

Para isso, conta com uma feira itinerante, vinculada ao programa Paraná Cidadão, em cada uma das cidades onde é realizado. Confecção de documentos, casamentos coletivos, serviços judiciários, recreação cultural e esportiva, embelezamento, acesso à internet, exames e orientações na área de saúde são exemplos de atendimentos prestados.

O programa UPS Cidadania é um conjunto de ações integradas de desenvolvimento e cidadania que também oferta serviços gratuitos às comunidades. Diferentemente do Paraná em Ação, que é realizado em diversas regiões do Estado, o UPS Cidadania promove feiras de serviços nas comunidades onde estão instaladas as 14 unidades de Unidades Paraná Seguro no Estado: dez na capital, duas na Região Metropolitana de Curitiba e duas no interior do Estado.

A UPS é uma estrutura montada dentro das comunidades com a presença de policiais. Desde a criação, em 2013, o programa UPS Cidadania já atendeu aproximadamente 72 mil pessoas.