Governo do Paraná aplicou R$ 20 milhões em obras para duplicar Estrada da Ribeira 22/09/2009 - 15:10

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, disse nesta terça-feira (22/9), na Escola de Governo, que na duplicação da Estrada da Ribeira (BR-476), a ser inaugurada na quinta-feira (24) pelo governador Roberto Requião, foram investidos cerca de R$ 20 milhões, compreendendo um trecho urbano de seis quilômetros nos municípios de Colombo e Curitiba. A obra foi executada pelo Governo do Estado por meio da Sedu e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), dentro do Programa de Integração do Transporte (PIT).

“A Ribeira foi revitalizada e ganhou seis faixas de rolamento, sendo três em cada sentido. A largura passou de para 23 metros de largura. A rodovia recebeu novas pontes, acessos, retornos, semáforos, canteiro central, iluminação, sinalização, enfim tudo o que se fez necessário para garantir o conforto e a segurança de todos que utilizam a rodovia”, enfatizou Forte Netto.

CONVITE – O secretário fez um convite público para a inauguração marcada para quinta-feira, às 10h30, em solenidade a ser realizada no estacionamento do Mercado Municipal (perto do Terminal Alto Maracanã) em Colombo. Forte Netto também apresentou um vídeo com imagens da obra e também dos terminais do Alto Maracanã, Guaraituba e Roça Grande. No total, o volume de investimentos do PIT no município de Colombo passa de R$ 28 milhões.

Forte Netto falou sobre a obra tendo ao lado os deputados estaduais da região metropolitana, Beti Pavin e Edson Strapasson. “A Estrada da Ribeira, que se configura como uma importante obra dentro do PIT para a Grande Curitiba, começou a partir do trabalho conjunto do deputado Strapasson, que na época era secretário extraordinário da Região Metropolitana, e da Beti, que era prefeita de Colombo. Os dois somaram esforços e fizeram com que hoje a rodovia em seu trecho urbano seja uma obra de primeiríssima qualidade”, destacou o secretário.

AGRADECIMENTOS – A deputada Beti Pavin, agradeceu a obra ao governador Requião. “Governador, o senhor deu uma outra cara e uma outra vida para a cidade de Colombo realizando esta obra de duplicação da Estrada da Ribeira e aproveito para agradecer também a obra que será realizada na Rodovia da Uva, bem como a elaboração do projeto de duplicação da Rodovia dos Minérios”, enfatizou Beti.

O deputado Strapasson disse, por sua vez, que “em uma grande vitória sempre há uma grande luta e esta obra é o maior investimento que o Estado faz em Colombo, transformando a antiga Estrada da Ribeira numa grande avenida, que não é apenas um corredor de transporte, mas um corredor de transformação econômica e social para o município”.

TRINCHEIRA – A pedido do governador o secretário Forte Netto detalhou ainda como estão as obras na trincheira que está sendo construída no cruzamento das Avenidas Rui Barbosa e das Torres, em São José dos Pinhais. “A execução das obras está em pleno andamento com os acessos e alças servindo como desvio provisório devido ao bloqueio que foi feito no domingo passado (20/9). Agora será feita a cravação das estacas que darão sustentação à trincheira, na qual a Rui Barbosa vai passar sob a Avenida das Torres”, explicou. O secretário garantiu que interdição da Avenida das Torres se dará até meados de fevereiro do ano que vem.