Governo e empresários debatem papel da construção civil na Copa 22/06/2012 - 10:10

As oportunidades e desafios da construção civil com a Copa 2014 foram tema de um seminário promovido pelo Sebrae no dia 20 de junho. Empresários e empreendedores do setor lotaram o auditório.

O coordenador do projeto Sebrae 2014, Aldo Carvalho, falou sobre o papel da entidade na preparação do Mundial no Brasil. Ele afirmou que a entidade está trabalhando na qualificação profissional de taxistas e proprietários de micro e pequenas empresas da cadeia da construção civil.

Uma das palestras foi realizada pelo secretário estadual para assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, que fez um relato sobre o cenário da Copa no Paraná. Ele lembrou que o governo federal liberou R$ 20 bilhões para obras nas doze sedes da Copa, aquecendo o mercado da construção civil e elevando as taxas de ocupação. “Hoje engenheiros e arquitetos são disputados no mercado, assim como operários. O número de trabalhadores com carteira assinada dobrou nos últimos cinco anos”, afirmou Cunha.

O diretor-técnico da Comec, Sandro Setim, apresentou um panorama das obras previstas entorno da mobilidade urbana, além dos editais que já estão abertos e os que serão lançados para a execução dos projetos.

Também participaram do evento o superintendente da Infraero, Antonio Pallu, a engenheira da Infraero Ângela Cristina Bahr, que falou sobre as obras do Aeroporto Afonso Pena, e Luiz de Carvalho, secretário municipal da Copa, que falou sobre o andamento das obras em Curitiba.