Governo entrega em Curitiba trecho revitalizado da Rua Nicola Pellanda 18/12/2009 - 12:00

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, inaugurou nesta sexta-feira (18) a ampliação e revitalização da Rua Nicola Pellanda, no Bairro Umbará, em Curitiba. No trecho inaugurado, de 4,4 quilômetros de extensão e que faz a ligação de Curitiba com Fazenda Rio Grande, foram investidos R$ 6,5 milhões. “É uma obra realizada pelo Governo do Estado que está implantando um grande corredor de transporte para integrar os municípios da Região Metropolitana e a capital”, disse o secretário.
No mês de junho já havia sido inaugurado o trecho de 3,2 quilômetros da Nicola Pellanda que fica no município de Fazenda Rio Grande, no qual foram investidos R$ 5 milhões. Os dois trechos somam 7,6 quilômetros e vão desafogar e desviar o tráfego, principalmente o de ônibus metropolitanos, da Rodovia BR-116, proporcionando rapidez e segurança para os usuários. As duas obras fazem parte do Programa de Integração do Transporte (PIT), executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e sua vinculada Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).
QUALIDADE - Segundo Forte Netto, “estas obras do PIT são um investimento direto do Governo do Estado para a população, que não precisará pagar pela contribuição de melhorias asfálticas, e para o município que também não precisa pagar e nem se endividar”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto. “A Nicola Pellanda tem padrão de qualidade excepcional, com acesso a todas as residências e com sinalização horizontal e vertical”, completou.
A diretora presidente da Comec, Letízia Fiala disse que, “com estas obras, Fazenda Rio Grande passa a atender com qualidade logística o seu distrito industrial, além de se tornar uma cidade apta a receber mais empresas na região onde foram realizadas as obras, tudo por conta da acessibilidade e facilidade de integração com a capital”.
OBRAS - A Rua Nicola Pellanda, no trecho dentro de Curitiba (da Rua Eduardo Pinto Rocha até o limite com Fazenda Rio Grande) recebeu recursos da ordem de R$ 6,5 milhões numa extensão de 4,4 quilômetros. Na obra foram utilizados 20 mil pneus misturados ao asfalto para oferecer uma obra ambientalmente correta. Foram realizadas obras de terraplenagem, drenagem subterrânea para águas pluviais, sub-base, base em pedra brita graduada, duas camadas de asfalto, bem como sinalização vertical, horizontal e paisagismo.
No trecho dentro de Fazenda Rio Grande, (da ponte sobre o Rio Iguaçu até a rotatória da Avenida Brasil) a Nicola Pellanda ganhou 3,2 quilômetros de asfalto. Na obra foram investidos recursos de R$ 5 milhões para integrar o município com a capital. Dos sete metros de revestimento primário (saibro e antipó), a via passou para 11 metros de largura em pavimento borracha com a utilização de 16 mil pneus.
OPINIÕES – Antonio Pellanda, 77 anos, aposentado, que sempre morou no Umbará, às margens da rua Nicola Pellanda, disse ontem que “este novo asfalto está favorecendo a entrega dos produtos cultivados na nossa chácara: ficou mais rápida a nossa ida e a nossa volta\\\\\\\". O filho dele, Lores Pellanda, agricultor, reiterou as palavras do pai. \\\\\\\"Comparado com aquela buraqueira que era antes, este asfalto ficou uma belezura. Agora vendemos as verduras mais fresquinhas por conta da agilidade em chegar nos destinos\\\\\\\".
Já Carlos Esteves, 48 anos, motorista, usuário da via Nicola Pellanda, disse que passa todos os dias pela rua.”Depois que esta obra ficou pronta, para ir até a Fazenda Rio Grande é um pulinho, calculo que uns dez ou 12 minutos faço esse trajeto, pois o asfalto está um espelho, novinho em folha, pintado e bem sinalizado\\\\\\\". Neusa Clara Arruda dos Santos, 43 anos, dona de casa, garantiu que “agora temos calçadas para andar e ir ao comércio que fica aqui perto com toda segurança, não precisamos mais caminhar na rua”.
PIT – Com o Programa de Integração do Transporte (PIT) o Governo do Estado está aplicando R$ 124,5 milhões na implantação – bem adiantada – de um corredor metropolitano formado pela construção de terminais de passageiros e pavimentação de diversas vias urbanas. O corredor está interligando os municípios ao redor da capital. O objetivo é desafogar o atual sistema radial de transporte, em que a maioria das linhas de ônibus passa por Curitiba, além de estabelecer também um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades sócio-econômicas.
Para tanto, estão sendo realizadas obras nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul. Todas estas obras de infra-estrutura viária vão garantir melhoria da qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo possibilitando o deslocamento interregional evitando o congestionamento das vias centrais.
Box
Obras do PIT em Fazenda Rio Grande e Curitiba:
Total de investimentos – R$ 28,8 milhões
Concluídas:
Avenida das Araucárias – 1 km – R$ 2,5 milhões (Fazenda Rio Grande)
Avenida Brasil – 2,55 km – R$ 3, 7 milhões (Fazenda Rio Grande)
Avenida Francisco Ferreira da Cruz –R$ 2,1 milhões – 2,2 km (Fazenda Rio Grande)+-5
Nicola Pellanda (lote 02) – 3,2 km – R$ 5 milhões (Fazenda Rio Grande)
Nicola Pellanda (lote 01) – 4,4 km – R$ 6,5 milhões (Curitiba)

Em andamento:
Terminal de Passageiros – R$ 5, 3 milhões (Fazenda Rio Grande)
Reforma do Terminal Cabral – R$ 3,7 milhões (Curitiba)