Governo facilita acesso aos financiamentos do Bom Negócio PR 22/05/2012 - 14:37

Empresários que fizeram cursos gerenciais promovidos por parceiros do Governo do Estado no Bom Negócio Paraná podem ter acesso às linhas de financiamento do programa. O Bom Negócio alia capacitação gerencial e crédito subsidiado feito pelo Banco do Empreendedor, ligado à Fomento Paraná. “É o dinheiro mais barato do mercado”, afirma o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros. Os juros das linhas de crédito variam de 0,58% a 1,1% ao mês. Quanto mais capacitado for o empresário, mais baixos são os juros.

Os cursos reconhecidos para a concessão dos empréstimos são Varejo Mais (Sebrae), Procompi (Senai), Formação Profissional Rural (Senar), Administração Financeira (Sebrae/Parceiros setoriais), Negócio a Negócio (Sebrae PR/Associações Comerciais), Gestão de Frota (Sest/Senat/ Fetranspar), Bom Negócio Curitiba (Agência Curitiba de Desenvolvimento), Bom Negócio Araucária (Prefeitura de Araucária/ Senar) e Bairro Empreendedor (Prefeitura de Maringá).

Para a validação, alguns critérios devem ser respeitados. O curso deve ter sido feito no máximo há cinco anos e possuir conteúdo programático semelhante ao do Bom Negócio (gestão de negócios, comercial, financeira, de pessoas e estratégica), com carga horária presencial de no mínimo 24 horas/aula.

Segundo Ricardo Barros, a decisão aumenta a abrangência do Bom Negócio Paraná. “Queremos facilitar o acesso às linhas de crédito do Banco do Empreendedor”, afirma. Na semana passada o Governo do Estado firmou um termo de cooperação com o Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná para a poerta de cursos a empresários do setor. Foi o primeiro sindicato a ser incluído no Bom Negócio Paraná. “Os empresários do setor serão informados dos detalhes do programa e ainda poderão trabalhar com o sindicato na elaboração de cursos voltados às suas necessidades”, diz Barros.

PROGRAMA - O Bom Negócio Paraná foi lançado em 14 municípios paranaenses. Nesta semana o programa chega a Cascavel e Francisco Beltrão. A meta é atingir 60 mil micro e pequenos empreendimentos formais e informais, com receita bruta de até R$ 2,4 milhões por ano. Os recursos podem ser aplicados em capital de giro e na realização de obras, reformas, compra de móveis, instalações, montagens e aquisição de máquinas e equipamentos. “Quem se interessar pelo programa deve procurar as prefeituras, os secretários municipais da indústria e comércio ou as associações comerciais”, disse Barros.

Os cursos gratuitos de capacitação gerencial são organizados pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e ministrados nas universidades estaduais, pelo programa Universidade Sem Fronteiras. Cada curso terá duração de 66 horas, durante 22 dias nas seguintes áreas: empreendedorismo e projeto de vida, gestão de negócios, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão comercial e gestão estratégica.

A Seti está montando 11 núcleos estaduais para dar suporte e capacitação aos empreendedores em todo o Paraná. Os cursos levam em conta as características dos inscritos e as peculiaridades de cada região.

O Bom Negócio Paraná é fruto de parcerias entre o Governo do Estado, Fomento Paraná, prefeituras e diversas entidades entre elas o Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Associações Comerciais, Sindicatos, Faciap, comerciantes, empresários, empreendedores e lideranças locais e regionais.