Governo inaugura miniterminal de transporte coletivo em Contenda 22/12/2010 - 11:20

O governador em exercício, deputado Nelson Justus, e o secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, inauguraram, nesta quinta-feira (9), o miniterminal de transporte coletivo de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba. O empreendimento foi construído com recursos do Programa de Integração do Transporte (PIT) e significa um investimento de R$ 586 mil. Inicialmente, o terminal vai operar com quatro linhas de ônibus atendendo, aproximadamente, 1.000 passageiros por dia.
Segundo Lipski, o terminal era uma reivindicação da população local há 20 anos. Segundo o secretário, além de Curitiba, as linhas disponíveis vão percorrer as cidades de Lapa e Araucária.
O município de Contenda é essencialmente agrícola e, segundo o prefeito Hélio Luiz Boçoen, parte significativa da população trabalha em outras cidades da região metropolitana. “São pessoas que buscam o sustento da família em municípios vizinhos, portanto, o terminal é de grande importância,” ressaltou Boçoen.
Na avaliação de Maria Letízia Fiala, presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a concretização do terminal representa a garantia de direitos. “A população de Contenda fica dignificada na condição de cidadã e pode se deslocar de forma mais ampla e confortável”, destacou Maria Letícia.
O governador em exercício, Nelson Justus, lembrou que outras medidas serão aplicadas no município. “Há ainda recurso do Recap - Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento. O Governo do Estado se faz presente em Contenda,” declarou Justus.
O miniterminal fica na Rua Francisco Sotel Cordeiro, perto da Rodovia do Xisto (BR-476). As obras incluem a construção de duas plataformas, cobertura metálica, sanitários, comércio, iluminação, instalações elétricas, e paisagismo. A estação tem um pavimento de concreto de 700 metros.

INVESTIMENTOS
Esta e outras obras fazem parte do Programa de Integração do Transporte (PIT) que está sendo realizado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), com investimentos da ordem de R$ 124,5 milhões.
O PIT estabelece um corredor metropolitano formado pela construção de terminais de passageiros e pavimentação de vias urbanas. O corredor está interligando os municípios que estão ao redor da capital e tem o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, em que a maioria das linhas de ônibus passa por Curitiba, e de estabelecer também um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades sócio-econômicas.
Para tanto, foram realizadas obras nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul.
Todas estas obras de infraestrutura viária vão garantir melhoria da qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo possibilitando o deslocamento inter-regional evitando o congestionamento das vias centrais.