Governo instala oficialmente a segunda UPS em Curitiba 07/05/2012 - 16:24

O governador Beto Richa e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, instalaram oficialmente no dia 07 de maio a segunda Unidade Paraná Seguro (UPS) de Curitiba, no Parolin, bairro que tem a mais antiga ocupação irregular da capital. A região foi ocupada na semana passada pelas forças policiais do Estado, com apoio da Guarda Municipal.

Richa disse a comunidade teve muitas conquistas nos últimos anos, com a construção de creches, escolas, unidades de saúde, moradias populares, a retirada de famílias de áreas de risco, pavimentação de ruas e outros benefícios estão transformando o bairro. “O poder público chegou aqui para ficar”, disse Richa.

O governador falou sobre os esforços que estão sendo feitos para solucionar os problemas da área da segurança pública com planejamento e investimentos. Ele citou a contratação de 3.000 policiais civis e militares, a compra de 3.000 viaturas, a construção de novas delegacias, a volta dos módulos policiais e a ampliação das vagas em penitenciárias, em parceria com o governo federal.

Richa disse que o Estado fará todo o esforço possível para ampliar os investimentos em segurança pública. “Se a criminalidade aumentou, é porque não houve interesse em combatê-la. Esta realidade está mudando. Bandido aqui não terá vez”, afirmou o governador.

ESTRUTURA - O prefeito Luciano Ducci disse que espera que com a chegada da UPS os moradores do Parolin possam fazer melhor uso das estruturas que a prefeitura já construiu na região, que hoje tem até quadra esportiva de piso sintético para as crianças. “Estamos trabalhando aqui há muito tempo e muitas vezes as famílias não conseguiam tirar proveito, por falta de segurança, porque não conseguiam sair de casa à noite. Essa realidade está mudando”, afirmou.

De acordo com o prefeito, já foram entregues quase 350 novas moradias populares no bairro, para retirar moradores da beira de rios e áreas de risco. Para os próximos meses estão previstos mais 80 apartamentos, e será assinada nesta terça-feira (8) uma ordem de serviço para construção de outras 114 moradias. Um grupo de 54 famílias que vive em uma área de risco será transferido para moradias novas no Umbará.

Ele anunciou que o bairro também deve ganhar em breve um segundo barracão do programa Eco Cidadão, para reciclagem de materiais e um programa de recuperação do pavimento das ruas da região.

A prefeitura preparou uma feira de serviços públicos com atendimentos nas áreas da Saúde, Antidrogas, Abastecimento, Esporte, Lazer e Juventude, Meio Ambiente, Finanças, Urbanismo e da Fundação de Ação Social.

CRIMINALIDADE EM QUEDA — O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César Sobrinho, reforçou que a UPS não é apenas um projeto de policiamento, mas de melhoria da vida comunitária e de integração entre governo e sociedade, com a recuperação de espaços urbanos.

Segundo ele, os índices de criminalidade despencaram na região da primeira UPS, no Uberaba, com redução de homicídios, crimes contra o patrimônio e do tráfico. “Percebemos o acolhimento da comunidade do Uberaba, que tem 92% de aprovação para a UPS”, disse o secretário, que reforçou o conceito do projeto de policiamento permanente.

Para ele, o sucesso da iniciativa deve-se em grande parte ao entrosamento entre o Estado e o município de Curitiba. “O prefeito entrou de cabeça no projeto, com ações sociais de várias secretarias, para mudar a realidade local e garantir que a UPS seja um projeto de cidadania, e não apenas de segurança”, disse.

O objetivo é implantar 10 UPS em Curitiba até dezembro de 2012. Posterior mente o programa será levado a municípios da Região Metropolitana e para grandes cidades do interior do estado.

PARCERIA — O presidente da Associação de Moradores do Parolin, Edson Rodrigues, fez um discurso emocionado na instalação da UPS. Ele agradeceu a transformação da região com as obras da prefeitura e do Governo do Estado. Ele convocou os moradores a se integrar e colaborar. “Nenhuma comunidade recebeu tantos benefícios quanto a nossa, mas a polícia sozinha não resolve tudo, se não houver parceria entre a comunidade e o poder público”, disse. “Temos que aproveitar a oportunidade e fazer a nossa parte”, disse.

A secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, também convidou os moradores a usar as estruturas instaladas pelo município e disse o governo dará todo apoio para garantir a continuidade das políticas públicas para que as pessoas possam evoluir ainda mais.

Para a auxiliar de serviços gerais Ivonice Alvarenga dos Santos, de 46 anos, que vive no Parolin há 12 anos, a chegada da UPS é muito bem vinda. “Foi muito bom, porque agora a gente pode sair na rua com vontade, com coragem. A gente tinha medo, porque era perigoso. Agora está ficando bom”, disse ela.

POLICIAMENTO – Após a operação de ocupação do Parolin, um grupo de 30 soldados especialmente treinados pela Academia Policial Militar do Guatupê para o policiamento comunitário vai permanecer no local, sob o comando do aspirante Guilherme Ovçar.

Para ele, as expectativas são as melhores possíveis. “Contamos com apoio da comunidade e temos policiais motivados. É essa integração que precisamos para evitar os crimes e para resgatar a cidadania das pessoas que vivem nesta área”, disse ele.

Também participaram do evento o deputado federal Fernando Francischini, o deputado estadual Mauro Moraes, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk, e o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, vereadores, líderes comunitários, comerciantes e moradores da região.