Governo investe R$ 1,36 milhão em miniterminais de ônibus em Campina Grande do Sul e Contenda 27/08/2009 - 12:10

O governador Roberto Requião e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, autorizaram o início das obras de construção de dois miniterminais metropolitanos de transporte coletivo, no valor de R$ 1,36 milhão. Um deles será construído em Campina Grande do Sul e o outro em Contenda, ambos na Grande Curitiba. As obras serão realizadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), por meio do Programa de Integração do Transporte (PIT).

Para o secretário do Desenvolvimento Urbano, “estes investimentos são um ganho para o sistema de transporte coletivo metropolitano que vem passando, nos últimos anos, por uma constante reestruturação, modernização e aumento da capacidade física e estrutural para atender a demanda de passageiros nos próximos 20 anos”.

Segundo a diretora-presidente da Comec, Letízia Fiala, as duas obras têm prazo de execução de seis meses. “Vamos construir mais estes dois terminais para melhorar a infraestrutura viária da região, bem como oferecer boas condições de acessibilidade, conforto e segurança aos passageiros metropolitanos”, destacou.

CAMPINA GRANDE DO SUL – Com o miniterminal de Campina Grande do Sul, no valor de R$ 780 mil, será feita a duplicação da via de acesso ao local, bem como ao Hospital Angelina Caron. O futuro terminal vai atender 6,5 mil passageiros por dia útil com duas plataformas e cinco linhas de ônibus.

A obra está localizada na PR-506 (Rodovia do Caqui) e, além da construção, terá os seguintes serviços de engenharia nos 400 metros de acesso: drenagem, terraplenagem, duplicação das faixas de rolamento, calçadas, sinalização horizontal e vertical, instalação e readequação de postes para a iluminação e paisagismo.

CONTENDA – Para o miniterminal de Contenda, localizado na Rua Francisco Sotel Cordeiro com a BR-476 (Rodovia do Xisto), estão previstos investimentos de R$ 586 mil e os trabalhos contemplam construção de duas plataformas, cobertura metálica, sanitários, comércio, iluminação, instalações elétricas, e paisagismo.

Na estação, que contará com 700 metros de pavimento de concreto, cerca de mil passageiros serão atendidos diariamente por meio de quatro linhas de ônibus, num primeiro momento.

PIT - O Programa de Integração do Transporte (PIT) está sendo realizado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), com investimentos da ordem de R$ 124,5 milhões.

O PIT estabelece um corredor metropolitano formado pela construção de terminais de passageiros e pavimentação de vias urbanas. O corredor está interligando os municípios que estão ao redor da capital e tem o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, em que a maioria das linhas de ônibus passa por Curitiba, e de estabelecer também um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades sócio-econômicas.

Para tanto, estão sendo realizadas obras nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul.

Todas estas obras de infra-estrutura viária vão garantir melhoria da qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo possibilitando o deslocamento interregional evitando o congestionamento das vias centrais.