Governo investe R$ 17 milhões no município de Fazenda Rio Grande 28/08/2008 - 11:20

O município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, está recebendo investimentos do Governo do Estado no valor de R$ 17,49 milhões para a construção do Terminal Metropolitano de Transporte Coletivo, às margens da Rodovia BR-116, e para a pavimentação das ruas Nicola Pellanda e Francisco Ferreira da Cruz, beneficiando o distrito industrial da cidade. As obras são do Programa Integrado de Transporte da Grande Curitiba (PIT), executado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC).

Nos trabalhos de pavimentação é empregado asfalto ecologicamente correto. As obras acontecem em ritmo normal, seguindo o cronograma estabelecido com serviços executados de terraplenagem, drenagem, colocação de meio-fio, remoção de postes, alargamento de pistas para chegar a 11 metros de largura, além de estacionamento ao longo de todas as vias que estão sendo construídas, bem como a realização de obras de artes especiais (canalização de rio).

AS OBRAS – O terminal metropolitano de Fazenda Rio Grande, cujas obras já começaram, vai custar ao Governo do Estado R$ 4,80 milhões. O projeto estabelece 19 plataformas para 17 linhas de ônibus, destas, 13 são alimentadoras, três troncais e uma direta, para atender, nos dias úteis, cerca de 63 mil passageiros. O terminal, com 5.950 m² de área construída,terá ainda lojas comerciais, sanitários, bicicletário e serviços públicos. A obra deve ficar pronta na metade de 2009.

A Rua Nicola Pellanda, importante ligação do município com a capital, orçada em R$ 4,50 milhões, terá 3,2 quilômetros de pavimentação asfáltica e está programada para ser entregue no primeiro semestre de 2009. A via, além de contar com 11 metros de largura, terá estacionamentos e passeio para pedestres e ciclistas.

A outra obra de pavimentação, na Rua Francisco Ferreira da Cruz, com 2,2 quilômetros de extensão, custará R$ 2,15 milhões e deverá ficar pronta no final deste ano. A Rua Francisco Ferreira da Cruz vai beneficiar também a área do Distrito Industrial do município.

Recentemente foi inaugurado um trecho de um quilômetro da Avenida das Araucárias. A obra custou R$ 2,30 milhões. No trecho inaugurado, que foi totalmente revitalizado e está dando outra cara para a região de progresso e prosperidade, há estacionamento e passeio, e ainda uma rotatória que serve de acesso ao terminal.

A SEDU/COMEC está executando serviços na Avenida Brasil, com cerca de 50% dos trabalhos concluídos. O valor do investimento é da ordem de R$ 3,50 milhões. As obras são realizadas numa extensão de 2,5 quilômetros que devem estar concluídos em meados de novembro próximo.

CORREDOR METROPOLITANO – O conjunto de obras integra um grande corredor de transporte que tem por objetivo desafogar e desviar o tráfego da Rodovia BR-116, proporcionando rapidez e segurança para os usuários. O corredor, em Fazenda Rio Grande, começa no futuro terminal de passageiros, segue pela Avenida das Araucárias, passa pela Avenida Brasil, onde à direita fará ligação com a Rua Francisco Ferreira da Cruz (sentido São José dos Pinhais) e à esquerda, com a Nicola Pellanda (acesso a Curitiba via Bairro Umbará).

INTEGRAÇÃO – Todas estas obras fazem parte do Programa de Integração do Transporte da Região Metropolitana de Curitiba (PIT), desenvolvido pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC). O programa compreende a execução de um corredor de desenvolvimento ligando os municípios de Itaperuçu, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Campina Grande do Sul e Quatro Barras.

Estão sendo feitas obras de pavimentação asfáltica, construção de trincheiras e pontes, iluminação pública, paisagismo, calçadas, ciclovias, trevos e pontos de ônibus e, ainda, a construção de terminais metropolitanos. Os recursos são do Governo do Estado com financiamentos parciais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), num total de R$ 124 milhões.

Quadro - Detalhes das obras da Sedu/Comec em Fazenda Rio Grande

Av. das Araucárias - R$ 2.315 milhões
21 mil m³ de terraplenagem – 3 campos de futebol com um metro de altura
15 mil m² de pavimentação