Governo investe R$ 3,7 milhões no Terminal do Cabral, em Curitiba 21/08/2009 - 12:00

O governador Roberto Requião homologou a licitação para a reforma e ampliação do Terminal do Cabral, em Curitiba. Com investimentos de R$ 3,7 milhões as obras serão executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). A iniciativa faz parte de um acordo firmado entre a Comec e a Urbanização de Curitiba (Urbs), que opera o transporte coletivo integrado na Grande Curitiba.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, destacou os constantes investimentos na melhoria do transporte coletivo urbano e metropolitano feitos pelo Governo do Estado que têm como objetivo aperfeiçoar a integração do sistema. “Com estes recursos, estamos oferecendo excelentes condições de deslocamento aos passageiros. Estamos construindo, na Grande Curitiba, vários terminais e vias estruturais que deixarão os percursos mais rápidos, demonstrando a atenção do Governo ao cidadão paranaense, seja ele metropolitano ou da capital”.

Já a diretora-presidente da Comec, Letizia Fiala, disse que, “dentre as várias obras do Governo na Região Metropolitana, a capital está sendo beneficiada com a ampliação do Terminal do Cabral e a pavimentação da Rua Nicola Pellanda, no Umbará, melhorando em muito a ligação com o município de Fazenda Rio Grande”.

OBRAS – Os trabalhos de reforma e ampliação do Terminal do Cabral constam do Programa de Integração do Transporte (PIT) da Região Metropolitana e preveem desde a reforma na cobertura até construção de uma nova plataforma.

Hoje o terminal conta com uma área de 1.573 m² e com a ampliação receberá mais 1.247 m², totalizando 2.950 m². O prazo de execução das obras é sete meses. Também está prevista a ampliação das quatro estações tubo e a construção de mais uma para atender ao novo padrão dos ônibus articulados.

As obras ainda incluem a ampliação da passagem subterrânea para que os usuários tenham acesso às plataformas de embarque e desembarque, reforma e construção de sanitários, rampas de acessibilidade, reformas dos pontos comerciais, uniformização das plataformas metálicas elevadas, colocação de placas de concreto para os pontos de paradas dos ligeirinhos, além instalações elétricas, paisagismo, iluminação, sinalização semafórica e nova comunicação visual (sinalização horizontal e vertical).A vencedora da concorrência pública para realizar os serviços é a empreiteira Catedral.

PIT – O Programa de Integração do Transporte (PIT), que está sendo realizado pelo Governo do Paraná por meio da Sedu e da Comec, prevê investimentos da ordem de R$ 124,5 milhões e estabelece um novo corredor metropolitano formado por novos terminais de passageiros e pela pavimentação de vias urbanas.

O corredor vai interligar os municípios que estão ao redor da capital e tem o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, em que a maioria das linhas de ônibus passam por Curitiba, e de estabelecer também um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades sócio-econômicas.

Para tanto, estão sendo realizadas obras nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul. Todas estas obras de infra-estrutura viária vão garantir melhoria da qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo possibilitando o deslocamento interregional evitando o congestionamento das vias centrais.