Governo libera mais R$ 62 milhões para projetos de 145 municípios 18/10/2017 - 16:34

Mais 145 municípios paranaenses, sendo 14 da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vão investir R$ 62 milhões em obras e melhorias, em diversas áreas. Os recursos são do Governo do Estado e foram confirmados pelo governador Beto Richa durante encontro com os prefeitos, no dia 18 de outubro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. “Liberações como essa acontecem frequentemente, tanto na capital como no interior, o que mostra que o Estado está presente, apoiando os municípios para que possam ofertar à população serviços de qualidade”, disse Richa.
Os municípios da RMC contemplados foram: Piên, Almirante Tamandaré, Araucária, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Quatro Barras, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tunas do Paraná e Piraquara.
Do total de recursos, R$ 18,3 milhões são a fundo perdido, repassados por convênios firmados com os municípios. No encontro, 07 municípios assinaram com a Fomento Paraná novos contratos de financiamento, no valor total de R$ 32 milhões, também para investimentos nas cidades. Além disso, seis prefeituras tiveram autorizadas licitações de projetos e um obteve homologação de licitação já concluída, que somam mais R$ 11,29 milhões.
O governador ressaltou que os repasses aos municípios são possíveis graças ao ajuste fiscal. “Não fosse a nossa determinação em equilibrar as contas públicas, com redução de gastos, aliada à coragem de cada um dos nossos deputados, não teríamos conseguido aumentar a capacidade de investimento do Estado”, afirmou.
MELHORIAS – As prefeituras vão investir em melhoria da infraestrutura urbana, compra de equipamentos rodoviários, veículos, equipamentos agrícolas, tratores, caminhões basculantes, conjuntos de material esportivo e miniarenas para prática de atividade física. “Estamos repassando um volume significativo, que vai impactar significativamente a vida das pessoas”, disse o secretário Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega.
Só esta secretaria firmou convênio e financiamentos com 38 municípios para a compra de equipamentos e obras urbanas. Um deles é Ibiporã, no Norte do Paraná. “Vamos usar os recursos, que somam R$ 360 mil, para a compra de dois caminhões basculantes. Vamos renovar parte da nossa frota, que está envelhecendo, e fazer obras aguardadas pela população”, disse o prefeito, João Coloniez.
AGILIDADE - Durante o encontro, o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, pediu celeridade aos prefeitos na elaboração dos projetos e lembrou que há recursos em todas as áreas. “Precisamos, no entanto, que as prefeituras cumpram os requisitos e tenham a documentação necessária para que possam receber os investimentos”, afirmou.
AGRICULTURA E LAZER – A Secretaria de Estado de Esporte e Turismo assinou convênio com 113 cidades para implantação de arenas multiuso e compra de material esportivo. Um dos municípios contemplados foi Boa Esperança, no Centro-Oeste do Estado, que tem quase 5 mil habitantes. “Vamos usar o dinheiro repassado pelo governo, no valor de R$ 25 mil, para a aquisição de uma academia, que vai beneficiar mais de 1000 pessoas”, disse o prefeito Wenderson Aparecido dos Santos.
A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento firmou com outros 14 municípios, que comprarão equipamentos agrícolas e veículos. Já a Secretaria de Estado da Cultura firmou convênio com o município de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, para a compra de instrumentos musicais.
NOVOS CONTRATOS – Assinaram novos contratos de financiamento, operacionalizado em parceria pela Fomento Paraná e Paranacidade, para obras de pavimentação de ruas, os municípios de Cascavel, Maripá, Alto Piquiri, Piraquara e Almirante Tamandaré. Palmital e Nova Aurora contrataram financiamentos para compra de equipamentos rodoviários.
LICITAÇÕES – Foram autorizadas licitações para projetos de Doutor Ulysses, Itaperuçu, Ivaí, Manoel Ribas, Marechal Cândido Rondon e Sengés. Já Cruz Machado teve homologada a licitação para compra de equipamentos.
PRESENÇAS - Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; os secretários de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; da Cultura, João Luiz Fiani; do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício; da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno; o presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro; o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, e os deputados estaduais Marcio Nunes, Nelson Justus, Luiz Cláudio Romanelli, André Bueno, Hussein Bakri e Cobra Reporter.