Governo repassa 254 veículos para educação especial, saúde e trabalho 03/07/2012 - 15:54

O governador Beto Richa entregou no dia 03 de julho, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, 254 veículos que vão reforçar a estrutura do Estado, de municípios e entidades nas áreas da educação especial, saúde e trabalho. Foram investidos R$ 8,7 milhões na aquisição dos automóveis. Richa ainda anunciou o repasse de 450 equipamentos de informática (computadores e impressoras) para entidades sociais do Paraná.

Do total, 156 automóveis serão destinados para secretarias municipais de Educação e entidades conveniadas que ofertam educação especial. Outros 78 serão utilizados por 63 prefeituras em ações que integram o programa Saúde para Todo Paraná. Serão repassados ainda 20 automóveis para os escritórios regionais da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, para uso em programas de capacitação profissional e geração de emprego.

“Com a entrega desses carros garantimos condições mais adequadas de trabalho às pessoas que atuam nos serviços de educação especial, saúde e trabalho, o que vai contribuir para ampliar a eficiência no atendimento a paranaenses de todas as regiões”, afirmou o governador. Segundo ele, o investimento representa o espírito do atual governo, de trabalhar em parceria com municípios, Legislativo e entidades.

EDUCAÇÃO – Na área da educação, foram investidos mais de R$ 5,5 milhões na aquisição de 100 veículos Kombi, 56 automóveis Fiesta 1.0, cinco micro-ônibus e quatro ônibus. Os veículos serão utilizados por secretarias municipais de Educação e entidades conveniadas que ofertam educação especial – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e entidades co-irmãs.

Os carros serão repassados por meio de contratos de cessão de uso. “São veículos que vão auxiliar as ações de governo no interior do Estado e transportar com segurança os alunos das entidades educacionais de atendimento ao portador de deficiência”, disse o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns.

Arns informou que está previsto para este ano a aquisição de outros micro-ônibus adaptados para o transporte de alunos de Apaes e entidades co-irmãs. “Percorremos todas as entidades de atendimento no Estado para melhor dimensionar as necessidades e demandas do setor, além de buscar em Brasília mais recursos federais para novos investimentos nos programas estaduais”, afirmou.

O prefeito de Corbélia e presidente da Associação dos Municípios do Oeste Paranaense (Amop), Eliezer Fontana, disse que no município a parceria permitirá substituir uma Kombi com problemas de manutenção que é utilizada no transporte de alunos da Apae. “A nova van vai melhorar as condições de acessibilidade e confortos para os nossos alunos especiais”, afirmou.

SAÚDE – O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, disse que o repasse de automóveis vai contribuir para a melhorar a eficiência dos serviços da saúde nos municípios. “Os 78 veículos entregues serão utilizados por 63 prefeituras em ações que integram o programa Saúde para Todo Paraná”, afirmou. O programa visa estruturar os serviços de saúde municipais.

Caputo Neto disse ainda que serão repassadas 50 ambulâncias ainda neste mês, e outras 72 até o final do ano. “Até o final deste ano, o governo entregará 609 veículos para os núcleos regionais da saúde e para os municípios”, destacou.

Os automóveis entregues serão destinados a instituições como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, APACN (Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia) e AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) de Curitiba, que receberão veículos Kombi; Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá e Associação de Alcoólatras de Loanda, que receberão automóveis Fiesta, entre outras entidades. Os dois ônibus vão para Teixeira Soares e Salgado Filho.

“O veículo vai auxiliar o trabalho das equipes que atendem famílias nos bairros mais afastados”, disse o prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco Santos.

TRABALHO – Para a Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária foram destinados 20 veículos, que serão utilizados nos escritórios regionais e nas Agências do Trabalhador. “Os veículos serão usados por equipes dos programas de capacitação profissional e geração de emprego”, explicou o secretário Luiz Cláudio Romanelli.

O governador anunciou ainda o repasse de 450 equipamentos de informática (250 computadores e 200 impressoras) para entidades sociais do Paraná. Na cerimônia foram entregues simbolicamente 16 computadores e 14 impressoras. As outras unidades serão repassadas nos próximos meses. De acordo com a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, os materiais vão atender instituições e secretarias municipais de 26 municípios. “É mais um lote de benefícios que o Governo do Estado anuncia para melhorar as condições de atendimento de entidades do interior”, ressaltou.