Governo revitaliza novo trecho da ligação Almirante Tamandaré-Curitiba 30/11/2009 - 14:00

O Governo do Estado está revitalizando as ruas Antonio Johnson e Domingos Sucato, em Almirante Tamandaré, numa extensão de 3 quilômetros. O trecho em obras liga a sede do município à Rua Francisco Krüger - recentemente pavimentada até o limite com Curitiba - e passa na frente do Parque Ambiental Aníbal Khury. Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, a obra é do Programa de Integração do Transporte (PIT), executado pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).
Orçada em R$ 7,8 milhões, a obra está com 30% dos serviços realizados e está recebendo as seguintes intervenções: drenagem e pavimentação, relocação e ampliação da iluminação pública e telecomunicações, construção de galeria de águas pluviais, implantação de calçadas para pedestres e sinalização horizontal e vertical.
Assim que os trabalhos forem concluídos, a ligação da sede de Almirante Tamandaré com o município de Curitiba, via Barreirinha e Avenida Anita Garibaldi, numa extensão de 6 quilômetros, estará toda revitalizada.

LIGAÇÃO PRONTA – “Nós também já executados e entregamos à população outros três quilômetros de asfalto no município (rua Francisco Krüger e Antonio Johnson), neste mesmo prolongamento da Avenida Anita Garibaldi, partindo do limite com a capital, e estes 3 quilômetros restantes completarão esta ligação”, informou a diretora-presidente da Comec, Letízia Fiala.
Ao todo, no trecho concluído, foram investidos R$ 5,6 milhões em obras de drenagem e pavimentação, relocação e ampliação da iluminação pública, a implantação de 12 mil metros quadrados de passeios para pedestres e sinalização horizontal e vertical, duas rótulas, sinalização semafórica para linha férrea, redutores de velocidade (lombadas) e áreas de estacionamento ao longo da avenida que ficou com 11 metros de largura, desenvolvendo o comércio e valorizando a região.
“Este trecho já concluído recebeu asfalto borracha, o pavimento ecologicamente correto, o qual retirou da natureza 23 mil pneus de veículos de passeio, e o mesmo será feito neste trecho em obras e que receberá a mesma quantidade de pneus, o que deixa o pavimento mais durável, além de ajudar na preservação do meio ambiente”, destacou o secretário Forte Netto.
Vale lembrar que este corredor viário facilitará a interligação entre os terminais metropolitanos de transporte público do centro da cidade e Cachoeira (ambos em Almirante Tamandaré), Roça Grande, Guaraituba e Maracanã (os três em Colombo), e Cabral (em Curitiba).
PIT - Estas obras fazem parte do Programa de Integração do Transporte - PIT, que está sendo realizado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), que prevê investimentos da ordem de R$ 124,5 milhões.
Um corredor metropolitano, formado pela construção de terminais de passageiros e pavimentação de vias urbanas, está interligando os municípios que estão ao redor da capital e tem o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, em que a maioria das linhas de ônibus passam por Curitiba, além de estabelecer um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades sócio-econômicas.
Para tanto, estão sendo realizadas obras nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul. Todas estas obras de infra-estrutura viária vão garantir melhoria da qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo possibilitando o deslocamento interregional evitando o congestionamento das vias centrais.