Governo vai abrir 3.600 vagas para cursos profissionalizantes na RMC 08/08/2013 - 16:47

O Governo do Estado vai expandir os cursos profissionalizantes na Região Metropolitana de Curitiba. Serão construídos três novos Centros Estaduais de Educação Profissional com capacidade para atender 3.600 alunos em cursos de formação técnica. Em Almirante Tamandaré e Fazenda Rio Grande as obras estão em fase final e, em Campo Largo, está em licitação.

O investimento de mais de R$ 24 milhões, nas três unidades, é o resultado da parceria entre o Governo do Estado e o programa Brasil Profissionalizado. Cada nova escola terá capacidade para 1.200 alunos. Os cursos atendem o setor produtivo da região e, ao término, os alunos são indicados para estágios em empresas conveniadas com as escolas.

“O governador Beto Richa se empenhou muito para que essa obra acontecesse. A educação profissional vai fazer nosso município se desenvolver e se tornar uma referência. Além disso, a escola técnica vai atrair investimentos e gerar empregos. Toda a comunidade sairá ganhando”, afirma o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Claudio Wozniack.

Em Almirante Tamandaré, estão previstos cursos de meio ambiente, segurança do trabalho, química e gestão empresarial, e em Fazenda Rio Grande, de mecatrônica, eletroeletrônica, edificações e logística. Nesses Ceeps, a previsão do início das aulas é para o primeiro semestre do ano que vem.

A licitação para o Ceep de Campo Largo foi lançada na semana passada e a obra, com valor próximo a R$ 10 milhões, deve começar até o fim do ano. “O ensino técnico permite que a nossa juventude tenha formação e perspectiva melhor de futuro. Estamos muito satisfeitos com esse anúncio do governo do novo centro em nosso município”, comemora o prefeito de Campo Largo, Affonso Portugal Guimarães.

REDE TÉCNICA - Até o fim do ano, o Governo do Paraná vai construir e reformar 19 escolas de ensino médio que oferecem, também, cursos profissionalizantes. Serão 17 obras de ampliação e a construção do Ceep em Ibiporã, além do de Campo Largo. O valor para as 19 obras é de R$ 62 milhões, dos quais R$ 31 milhões são contrapartida do Governo do Estado.

“São obras importantes para a população, porque contribuirão para ampliar a oferta do ensino básico de qualidade e, também, atender a forte demanda pela formação profissional, que é fundamental para os jovens terem acesso ao mercado de trabalho”, afirma o governador Beto Richa.

Estão em construção 12 novos Ceeps no estado. Quatro ampliações estão sendo feitas e uma foi concluída. O investimento de R$ 200 milhões faz parte do convênio entre o Governo do Estado e o programa Brasil Profissionalizado, para a construção, reforma e ampliação de unidades de educação profissional, cursos de formação de docentes, complementação de acervos bibliográficos e aquisição de laboratórios.