Governo vai orientar ações para o enfrentamento do coronavírus na RMC 22/05/2020 - 14:44

Alinhar ações para o enfrentamento do Coronavírus na Região Metropolitana de Curitiba foi o objetivo de uma reunião com vídeo conferência realizada na manhã desta sexta-feira (22) no Palácio do Iguaçu.

O encontro, convocado pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), contou com a participação de secretários de estados, prefeitos e representantes de municípios de toda a Região, e busca fazer com que municípios não tomem decisões unilaterais ou divergentes que possam impactar seus vizinhos.

“Temos uma grande preocupação com relação as medidas de isolamento e, principalmente, do afrouxamento de tais medidas. Não adianta eu proibir o comércio, academias, entre outras atividades em um município enquanto o vizinho afrouxa. Precisamos tomar ações de nível metropolitano e a orientação e até intervenção do Governo do Estado neste momento é fundamental para isso”, destacou o presidente da Assomec e prefeito de Fazenda Rio Grande Márcio Wozniack.

Durante sua fala, o Secretário de Estado da Saúde Beto Preto, reforçou a necessidade de cuidado. “Infelizmente temos observado um aumento no número de casos, claramente resultado de um relaxamento que tivemos há 15 dias quando iniciamos o pagamento do auxílio emergencial e comemoramos o dia das mães. Estamos observando estes números com muita atenção, mas sabemos que o resultado do que estamos fazendo agora só será refletivo daqui 15 dias. Por isso, não descartamos a hipótese de termos que tomar medidas mais restritivas nos próximos dias”.

Uma das grandes preocupações relatadas foi com relação ao transporte coletivo. O presidente da Comec Gilson Santos ressaltou que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar ao máximo a aglomeração dentro dos veículos, “mas infelizmente o distanciamento social recomendado é impraticável dentro do transporte coletivo. Por isso as pessoas e empresas precisam fazer a sua parte, flexibilizando seus horários de trabalho”, destacou o presidente. Segundo Beto Preto, “se as empresas não se conscientizarem neste momento da necessidade desta flexibilização, um lock down não está fora de cogitação, o que prejudicaria ainda mais as empresas neste momento”.

O Secretário de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes Valdemar Bernardo Jorge, destacou que a secretária já trabalha na elaboração de um plano para recuperação do crescimento. “Ele tem como base três principais frentes: obras, desenvolvimento social e gestão. O objetivo é principalmente gerar empregos e tornar a máquina pública mais eficiente para que possamos retornar o crescimento econômico o mais rápido possível”.

As obras e recursos para os municípios estão mantidos, segundo o Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas João Carlos Ortega, que ainda lembrou que a “secretaria tem realizado acompanhamento constante nos municípios para atender necessidades prioritárias para o momento”.

O Secretário de Agricultura e do Abastecimento Noberto Ortigara, lembrou que “na Região Metropolitana de Curitiba, apenas 53% dos cartões Comida Boa, distribuídos pelo Governo do Estado com o apoio das prefeituras, foram entregues”. Ele pediu uma força tarefa das prefeituras para que todos sejam entregues até o final do mês de maio, pois em junho uma nova remessa será entregue e “muitas famílias ainda aguardam pelo benefício”, destacou o secretário.

O Coordenador Estadual da Defesa Civil Coronel Fernando Raimundo Schünig lembrou que o “órgão possui mantimentos de ajuda humanitária e que estão à disposição dos municípios. Só precisam ser solicitados. E isso inclui álcool, cestas básicas, máscaras e recursos para caminhão pipa ou perfuração de poços, necessários principalmente neste momento de estiagem que nosso Estado enfrenta”.