Guia apresenta o Paraná a investidores estrangeiros 26/04/2012 - 15:28

O governador Beto Richa participou no dia 26 de abril, em Curitiba, do lançamento do guia How To Invest in Paraná, produzido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham/Curitiba), com o apoio do governo do Estado e da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio). A publicação apresenta um resumo das oportunidades de negócios existentes no Paraná e informações socioeconômicas e demográficas detalhadas, destacando a posição do Estado como destino estratégico para investimentos no Brasil.

O guia também reúne informações sobre legislação, finanças, logística e mercado imobiliário. O governador Beto Richa disse que a publicação complementa o esforço do governo estadual para atrair investimentos privados, por meio da criação de um ambiente de negócios favorável e de incentivos fiscais.

“Com o programa Paraná Competitivo, em pouco mais de um ano conseguimos atrair investimentos de R$ 16 bilhões, além dos projetos de expansão de empresas já instaladas, que ampliaram a produção gerando mais riquezas e empregos ao Estado. Isso demonstra confiança do setor produtivo na governança do Estado”, afirmou.

Para Richa, o guia contribuirá para atrair ainda mais investimentos. “A publicação mostra as grandes potencialidades do estado e a infraestrutura que oferece. Certamente ajudará na promoção do desenvolvimento”, disse.

O presidente da Câmara Americana de Comércio, Gabriel Rico, destacou entre as vantagens competitivas do Paraná a posição geográfica, conexão com o Mersocul, a pujança agrícola e o fato de abrigar um dos maiores polos automobilísticos do País, além de um setor de serviços bem estruturado. “É uma economia forte e equilibrada. A qualidade da educação no Paraná é excelente e o estado tem um governo que apóia os negócios e dialoga, dando segurança jurídica aos investidores. O estado está em um momento adequado para se expor”, afirmou.

Para o secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, o aval da Câmara de Comércio Americana é importante para a escolha do destino dos investimentos dos empresários estrangeiros: “O Paraná precisava de um material como esse, com informações objetivas e claras e que traz a chancela de uma instituição de respeito internacional. Um guia que vai facilitar a consolidação e análise das informações referentes ao nosso Estado”.

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que a boa relação com o governo federal contribui para criar boas condições para investimento no Estado. “Havia um distanciamento do governo federal no que diz respeito a obras e investimentos. Retomamos o diálogo e hoje temos parcerias em todas as áreas”, disse.

O GUIA – O guia How to Invest in Paraná faz parte de uma série de publicações iniciada pela Amcham há 10 anos, com o objetivo de divulgar informações sobre o Brasil no exterior. Produzidas em inglês, as publicações da série são utilizadas pelo Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores.

O guia do Paraná é o terceiro de caráter regional; já foram publicados guias de São Paulo e de Pernambuco.

O material será enviado para embaixadas e consulados americanos e distribuído para delegações estrangeiras em feiras e instituições e entidades ligadas ao comércio exterior. O guia também está disponível para download na página da Câmara Americana, no endereço http://www.amcham.com.br/howto/publicacoes-howto/estados-brasileiros/how-to-invest-in-parana