Hospital de Fazenda Rio Grande terá 54 novos leitos e mais duas salas cirúrgicas 29/10/2013 - 11:36

Uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande vai possibilitar a abertura de mais 54 leitos e duas salas cirúrgicas no Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida. Dez leitos serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal para atendimento a bebês prematuros ou de alto risco.

A previsão é que as obras de reforma e ampliação sejam concluídas no primeiro semestre de 2014. Com isso, o hospital terá 90 leitos, quatro salas cirúrgicas e se tornará referência microrregional da Rede Mãe Paranaense, oferecendo atendimento especializado a gestantes e bebês de alto risco e risco intermediário.

Atualmente, os partos de gestantes de alto risco de Fazenda Rio Grande e região são realizados em Campo Largo, a quase 50 quilômetros de distância.

Cerca de 80% das obras de ampliação já estão concluídas. Além dos 1,3 mil metros quadrados que o hospital ganhará, outros 2,7 mil metros quadrados são reformados. O investimento total do Estado ultrapassará R$ 4 milhões, entre recursos para obras e equipamentos.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, visitou as obras do novo prédio nesta segunda-feira (28) e destacou que a ampliação do hospital trará benefícios àquela região. "Vidas serão salvas. A região terá à disposição um atendimento especializado mais rápido e mais perto das pessoas", disse.

Para o prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wosniak, a parceria nesse empreendimento retrata a política municipalista que o governador Beto Richa implantou dentro do Governo do Estado. "Por já ter sido prefeito de Curitiba, ele sabe o que os prefeitos precisam para fazer suas cidades crescerem. Além disso, ele sempre nos pede que apresentemos projetos para que o Estado também dê o seu apoio e este foi o caso do nosso hospital", explicou.

ELETIVAS – Durante a visita às obras, Caputo Neto propôs algumas alternativas para otimizar a gestão do hospital após sua conclusão. Por ter um amplo centro cirúrgico, com quatro salas, o hospital poderá realizar cirurgias eletivas de baixa e média complexidade. A medida poderá contribuir para a redução da fila de espera pelos procedimentos e vai auxiliar na manutenção financeira do hospital.

"Vamos estudar essa proposta. A intenção é que realizemos cirurgias de pequeno porte, atendendo a grande demanda que temos por esse tipo de procedimento em toda região", disse o secretário municipal da Saúde de Fazenda Rio Grande, Pedro Cavichiolo.

INVESTIMENTOS – Em Fazenda Rio Grande, o secretário estadual da Saúde também entregou uma série de equipamentos para reforçar a estrutura do hospital e de unidades da saúde da família. Entre os equipamentos estão um aparelho de Raios-X, 10 camas elétricas, balanças, inaladores, aquecedores, ventiladores, geladeiras, armários e outros itens de mobiliário.

Outra conquista importante que em breve beneficiará a população de Fazenda Rio Grande é a construção de uma nova unidade da saúde da família. O Estado investirá R$ 475 mil nas obras e mais R$ 200 mil em equipamentos, o que garantirá que a unidade seja entregue pronta para funcionar.

A nova unidade já tem projeto e local definido e agora está entrando na fase de licitação, segundo o prefeito municipal. "Ela será construída no bairro Estados, suprindo a demanda daquela região, relativamente nova, e que vem crescendo muito nos últimos anos", concluiu Wosniak.

Também acompanharam a visita do secretário, o deputado estadual, Francisco Bührer, o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida, o diretor da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, José Carlos de Abreu, vereadores e outras lideranças municipais.