Hungria pode participar da revitalização do Rio Iguaçu 31/03/2017 - 15:49

O Paraná pode ter auxílio da Hungria na revitalização da Bacia do Rio Iguaçu. O assunto foi debatido no dia 30 de março em reunião da vice-governadora Cida Borghetti com o cônsul-geral da Hungria em São Paulo, Teleski Szilard, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O cônsul-geral veio ao Estado para estreitar as relações comerciais e buscar oportunidades de negócios. Um dos destaques foi a apresentação de tecnologias em recursos hídricos. Segundo a vice-governadora, a Hungria pode auxiliar o Paraná no amplo projeto de revitalização do Rio Iguaçu.

“A Hungria possui experiência e bons trabalhos no setor hídrico. Temos interesse em buscar tecnologias alternativas para recuperar a qualidade de água de toda a Bacia do Rio Iguaçu”, afirmou Cida Borghetti.

O cônsul Teleski Szilard detalhou algumas potencialidades do país nos setores de transporte, tecnologia e inovação e apresentou projetos de despoluição de rios, inclusive urbanos.

O sistema conta com o uso de plantas aquáticas capazes de absorver e filtrar as impurezas, transformando o ambiente em inodoro e em enormes jardins. De acordo com Teleski, um projeto concreto e de possível atuação conjunta. “Uma das áreas mais promissoras é cooperação em saneamento das águas e limpeza dos rios urbanos. A Hungria tem várias tecnologias neste ramo e estamos dispostos a mostrar nossa capacidade nesta área”, disse.

RIO IGUAÇU - O Governo do Paraná iniciou há dois anos um amplo projeto de revitalização da Bacia do Rio Iguaçu, que abrange 109 cidades que somam cerca de 4,4 milhões de habitantes.

O trabalho envolve empresas públicas e diversos órgãos do Estado e conta com o apoio do governo federal, prefeituras, Ministério Público, universidades, Agência Nacional das Águas, Coreia do Sul, Banco do Brasil e de entidades governamentais e não governamentais.

Recentemente, o Governo do Paraná firmou uma parceria com a Prefeitura de Curitiba para despoluir o Rio Belém. O rio totalmente urbano é um dos principais afluentes do Rio Iguaçu.

Também participaram da reunião os secretários estaduais do Planejamento e Coordenação Geral, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior; de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, e da Cultura, João Luiz Fiani, além de técnicos de diversos órgãos do Governo do Estado.

NEGÓCIOS - O Governo do Paraná também apresentou ao cônsul programas e dados recentes através das Secretarias da Infraestrutura e Logística, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Assuntos Estratégicos, da Cultura, do Esporte e do Turismo, Sanepar, Fomento Paraná e Agência Paraná de Desenvolvimento.

Para a vice-governadora, o encontro deve iniciar uma série de negociações com a possível assinatura de um termo de cooperação. “O Paraná vive um momento diferenciado. Estamos organizados, investindo em obras, com as contas em dia e em amplo crescimento. Esperamos estreitar os laços de colaboração, amizade e comerciais com a Hungria”, afirmou Cida.